A MUDANÇA DE HÁBITOS EM IDOSOS QUE FAZEM HEMODIÁLISE




*BEZERRA,Héctor Alvares


Resumo:

Em se tratando de hemodiálise,como resultados identificou-se as seguintes percepções: esperança, ansiedade, ambivalência, medo , culpa e fé. A dependência da hemodiálise para sobreviver remete o paciente ao conforto com a morte e a descrença.

Palavras-chave: Hemodiálise ,Sobreviver,Descrença.

______________________________

*Acadêmico do 3º Semestre de Enfermagem, da Faculdade de Quatro Marcos ? FQM.

1.Introdução:

Informar ao público presente a importância da hemodiálise, quando os idosos perderam a função renal,sendo assim sensibilizando quanto à importância da hemodiálise, quando ocorre à falência dos mecanismos excretores renais.
Disponibilizar meios facilitadores que promovam o bem-estar dos idosos, antes e depois dos processos da hemodiálise e enfatizar a importância dos cuidados e métodos preventivos para o tratamento da hemodiálise.

2.Desenvolvimento:

THOMÉ, que diz "que pacientes que realizam hemodiálise, como resultados identificou-se as seguintes percepções: esperança, ansiedade, ambivalência, medo , culpa e fé "(...) "A dependência da hemodiálise para sobreviver remete o paciente ao conforto com a morte e a descrença,ao mesmo tempo em que busca força e fé para lutar e manter-se na espera por um doador".Diante de tal citação, percebe-se que o paciente precisa de um cuidado especial e de ajuda para compreender e a adaptar-se ao novo estilo de vida. Segundo TRENTINI,"a alimentação deverá ser controlada, as mudanças no hábito de vida, a impossibilidade de trabalhar e exercer uma função ativa no mercado de trabalho"(...) Assim é valido dizer que através da pesquisa é possível fazer uma melhor orientação aos idosos.
Visando uma melhor explicação e orientação das verdadeiras mudanças existentes no comportamento, na alimentação e na função do dia-dia.

3.Considerações Finais:

Difundir informações em relação da pesquisa à hemodiálise em idosos, contribuindo para a diminuição de tabus. Promover uma Educação sobre a hemodiálise que venha ao encontro das necessidades dos idosos sensibilizando- os não só em relação à vida (saúde), mas também aos cuidados e métodos preventivos favoráveis à sua boa qualidade de vida.

Bibliografia:

CALDERARO, Rachel VV e Heller Leo Surto de reações hemolíticas associado a residuais de cloro e cloraminas na água de hemodiálise. Reo. Saúde Pública, Outubro de 2001, vol.35.p:481,486.

LUGON, Jocemir Ronaldo ET al. Efeitos da hemodiálise no centro dia sobre o metabolismo mineral e doença na fase final da fase final da doença renal do paciente. São Paulo Med. 2001,p:105, 109.

SUASSUMA, José Hermógenes Rocco et al. Diminuição do risco de infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) em pacientes em hemodiálise no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Rev Inst. Med. São Paulo. 1990 . vol.32p.419,427.

THOMÉ FS, Gonçalves LFS, Manfro RC. Insuficiência Renal Crônica.In: Barros E, MANFRO RC, THOMÉ FS, Gonçalves LFS e colaboradores. Nefrologia :rotinas, diagnósticos e tratamentos. 2º Ed. Porto Alegre (RS): Artes médicas; 1999.p:423,440, 627.

TRENTINI ,M ; Problemas bio-psico-sociais dos pacientes com insuficiência renal crônica sob tratamento hemodiálitico prolongado. UFSC,s.n,1980. p: 113.