Os dicionários trazem a palavra comunicação com o significado de "Informação, aviso, Transmissão".É algo existente desde os mais remotos tempos da historia.Se antes não havia veículos para transportar a mesma para o mundo á fora, isso não se tornava um empecilho para que as pessoas se comunicassem através de gestos e depois por linguagens próprias.
Com o passar do tempo, a comunicação acompanhou as inovações e evoluções da sociedade, e passou a ser uma "relação com a produção e armazenamento e a circulação de materiais que são significativos para os indivíduos que os produzem e os recebem" (Thompson).
Entretanto, nos primórdio de nossa historia, essa transmissão de idéias era utilizada, em sua maior parte, para transportar cultura e conhecimento.Atualmente, essa ideologia foi modificada, visto que por causa da difusão dos MCM, a comunicação visa mais o entretenimento e a propaganda, pois é sabido que cedeu grande parcela de sua função para ser ocupada pelo capitalismo.Essa transformação começou a ocorrer na "Europa durante o último período da Idade Média até os primórdios da era moderna".
Surge então, a partir do século XX, a Mídia.Com toda a inovação tecnológica, e a aproximação da globalização, agora a comunicação é difundida para todo o mundo e em tempo real.Porém, com essa atualização, chegaram também alguns ônus, onde o que ficou mais evidente foi o poder que a mídia exerce na mente do homem moderno.
O poder de intervenção social da mídia começou a ser analisado a partir dos anos 20 com a chegada da Escola de Frankfut, juntamente com alguns estudiosos como Harbemas, Pollock, Marcuse, entre outros.Estes analisavam o poder que as pessoas da classe dominante exerciam na população através da mídia; e que se utilizavam da comunicação tecnológica para difundir e comandar a comunicação cultural e intelectual, fazendo assim transformar a cultura em mercadoria.Depois disso, surge nos anos 30 a Escola de Chicago (ou Norte-Americana), a qual estudou o poder de sedução da mesma e como o receptor dessa sedução reage imediatamente aos estímulos desse convencimento.Ademais, nos anos 70 surge a Escola Inglesa que adotava a teoria da esquerda, dando nova visão á comunicação.
No entanto, com o passar dos tempos, pode-se observar em nosso cotidiano que a analise feita pelas duas primeiras escolas são reais.Em muitos aspectos a mídia influência na vida das pessoas e de diversas maneiras, que podem de apresentar explicitamente ou implicitamente.Nas aulas ministradas pela prof. Cerize nos foram mostrados vários fatores que influenciam a mente humana, bem como o resultado dessa influência, muitas das vezes, não tão benigna.
Atualmente, vem à tona a teoria da escola de frankurt, onde a cultura é mercadoria; haja visto que, sempre o telespectador é influenciado pelas frases: Compra, Beba, Venha, Conheça, Coma; e também é visto a relação que mantém com a ideologia da escola de Chicago, pois a mesma seduz os indivíduos.
Certo dia resolvi parar para prestar atenção em quantas propagandas passa nos intervalos da telinha.O número de 11 propagandas foi alarmante, pois nunca imaginava que em tão pouco tempo tanta informação e manipulação invadisse nossa mente, sem ao menos nos darmos conta disso.
O fato é que o telespectador acomodou-se com isso, tanto que nada faz para mudar esse quadro e muitas das vezes aceita a designação de Homer Simpson:

"Depois de um simpático bom-dia, Bonner informa sobre uma pesquisa realizada pela Globo que identificou o perfil do telespectador médio do Jornal Nacional. Constatou-se que ele tem muita dificuldade para entender notícias complexas e pouca familiaridade com siglas como BNDES, por exemplo. Na redação, foi apelidado de Homer Simpson. Trata-se do simpático mas obtuso personagem dos Simpsons, uma das séries estadunidenses de maior sucesso na televisão em todo o mundo. Pai da família Simpson, Homer adora ficar no sofá, comendo rosquinha e bebendo cerveja. É preguiçoso e tem o raciocínio lento."(Paulo Henrique Amorin)

E infelizmente, o saudoso apresentador não está errado.Tanto é, que continuamos a dar ibope ao Jornal Nacional.
Também, tive há pouco tempo, a oportunidade de ler uma reportagem a qual tratava-se de uma carta de Rubem Alves para Roberto Marinho (em anexo ao trabalho), onde fica evidente a critica do poder da mídia, e como ela poderia ser usada para o bem da sociedade.

"(...) O senhor é um bruxo, sabe como fazer os homens sonhar. É dono de uma fantástica maquina de fazer sonhar; tem mais poder pra mexer com as pessoas que tudo o que, no Brasil, se faz sob o nome de escola."(Rubem Alves).

Todavia, não é apenas um problema dos últimos anos.Em uma aula ministrada no dia 20 de novembro, a prof. Apresentou o clipe da tão famosa canção What a Wonderful World que fez grande sucesso nos anos 60 e 70.Nos foi mostrado que enquanto a mídia aludia um Mundo Maravilhoso - e todos acreditavam na beleza da humanidade, da natureza ? contudo, lá fora o mundo desabava com guerras e centenas de mortes inocentes; entretanto, os MCM mascaravam essa realidade através dessa canção.
Ademais, na mente das crianças e adolescente cria-se um mundo utópico embasado nas apresentações da telinha.Posso ilustrar essa afirmação usando meu próprio exemplo. Quando tinha 5 anos de idade, não podia perder o famoso programa "Fada Bela".Eu era tão iludida com as mágicas da bruxinha adolescente que dobrava meus joelinhos e orava a Deus para conseguir fazer um truque e assim impressionar as pessoas.Parece engraçado, mas o fato é que eu realmente acreditava que poderia ser como ela.
E muito pior do que a ilusão é a freqüência nos noticiários de morte de pessoas que acreditavam ser certos personagens, como foi o caso do jovem que invadiu uma escola e matou seus colegas, por que acreditava estar apenas jogando.Ou o caso do menino que pediu para ser enterrado vivo:

"A separação entre a realidade e a fantasia pode ser difícil na infância. As artes marciais ensinam que, só com muito árduo treinamento, é possível avançar nas habilidades e mesmo assim lentamente. Não afirmamos que se o garoto Codey Porter de 10 anos praticasse artes marciais estaria vivo hoje. Ele, levado por uma fantasia de séria de TV foi enterrado vivo, na ilusão de repetir um dos ataques do personagem principal do anime Naruto.Ele supostamente pediu para seus amigos que o enterrassem para que pudesse recriar o ataque usado por um ninja fictício da série de anime Naruto. Porter foi ressuscitado com CPR e levado até o hospital Everett e depois transferido para o Hospital de Crianças em Seattle onde morreu".

As meninas crescem vendo as mulheres de propaganda e ouvindo que "aquela sim é uma mulher de verdade" e quando se tornam jovem, fazem de tudo para ter uma aparência perfeita, e muitas mergulham em doenças serias, como é o caso da anorexia e da bulimia.
Porém, podemos notar a existência de "gritos" de alerta para a população cada vez mais afundada nesse oceano programado.Evidentemente, é o caso de musicas que tentam apresentar ao ouvinte a realidade, tomamos como ex as canções: "Geração coca-cola" (Legião Urbana) que diz respeito a influencia capitalista norte americana na mente dos brasileiros, e "Televisão" (Titãns).

"Quando nascemos fomos programados
A receber o que vocês nos empurraram
Com os enlatados dos USA, de 9 às 6.
Desde pequenos nós comemos lixo
Comercial e industrial
Mas agora chegou nossa vez
Atitude Rio de Janeiro(...)"
(Geração coca-cola / Legião Urbana)

"A televisão me deixou burro, muito burro demais
Agora todas coisas que eu penso me parecem iguais
O sorvete me deixou gripado pelo resto da vida
E agora toda noite quando deito é boa noite, querida.
Ô cride, fala pra mãe
Que eu nunca li num livro que um espirro
fosse um virus sem cura
Vê se me entende pelo menos uma vez, criatura!
Ô cride, fala pra mãe!(...)"
(Televisão / Titãns).

Após essa analise, do contexto histórico, social e moderno da comunicação - com destaque á mídia - finalmente conclui-se que, a ideologia inicial das mesmas foi deturpada.Hoje, depois de estudos sucintos sobre o tema, leituras de reportagens, fica evidente que o poder de intervenção da mídia na vida do homem moderno vem crescendo cada vez mais.Devemos ficar atentos á aquilo que adentra em nossos lares e em nossa mente, pois muitas vezes deixamos de viver a vida e dar valor às coisas simples, aquelas que realmente nos fazem felizes...Nos dizemos tão inteligentes e autônomos, mas acabamos nos colocamos na condição de uma insignificante marionete.


Referência:
wwww.centraldeanimes.com.br/.../garoto-morre-ao-brincar-de-naruto.html
GAROTO MORE AO BRINCAR DE NARUTO

www.rubemalves.com.br/carosenhorrobertomarinho.htm
CARO SENHOR ROBERTO MARINHO

www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=21145
A PEDIDOS: COMO BONNER TRATA O ESPECTOTADOR DO JORNAL NACIONAL

Material disponibilizado pela Prof. Cerize Gomes.