A Incidência de Tétano Acidental no Sexo Masculino: Métodos de Prevenção.
*CUNHA, Grasielle Porto da.

Resumo:
O Tétano Acidental é uma doença com uma maior incidência no sexo masculino devido à maior exposição dos indivíduos ao bacilo, sendo um grave problema da Saúde Pública que pode ser solucionado através dos métodos de prevenção.
Palavras - chave:
Tétano, Masculino, Prevenção.
______________________________
*Acadêmica do 3° Semestre de Enfermagem, da Faculdade de Quatro Marcos - FQM
1. Introdução:
O Tétano é uma doença infecciosa, não-contagiosa, causada pela ação de uma exotoxina produzida pelo bacilo Clostridium Tetani, que é extremamente potente, capaz de ser letal para seres humanos. A doença é conhecida desde a época remota anterior a Hipócrates continua a ser um sério problema de saúde pública para os países subdesenvolvidos, tanto por sua freqüência como pela alta letalidade. A doença se caracteriza por contratura e espasmos dos músculos esqueléticos e pode apresentar-se de forma localizada ou generalizada. A incidência de tétano acidental é maior no sexo masculino, provavelmente devido à maior exposição dos homens ao bacilo causador da doença, pelo fato das condições de trabalho e pré-disposição genética.
2. Desenvolvimento:
O tétano é uma doença de distribuição mundial representando grave problema da saúde pública. Em diferentes países, o tétano acidental predomina no sexo masculino numa proporção de 2/1, o que é atribuído à maior exposição do homem aos traumatismos, havendo maior facilidade de se infectarem no exercício do seu trabalho ou em atividades fora de casa e os meninos se ferirem e sofrerem infecção tetânica durante suas brincadeiras nas ruas.
Ebisawa (1972) sugere que o sexo masculino seja geneticamente mais propenso a adquirir a infecção tetânica, devendo-se a maior incidência da doença nesse sexo não só aos ferimentos mais freqüentes, mas também à maior suscetibilidade genética à infecção. Isto explicaria a maior ocorrência do tétano umbilical em crianças do sexo masculino.
Sabendo que o tétano é uma doença conseqüente ao contato do homem com o seu meio ambiente, sendo que sua ocorrência está relacionada à existência de uma solução de continuidade na pele ou mucosas que seja contaminada pelo esporo tetânico que apresenta condições de anaerobiose que permitam ao Clostridium Tetani germinar e produzir sua toxina em um paciente que não apresente imunidade antitetânica adquirida naturalmente ou por imunização ativa ou passiva.
Dessa forma pode-se explicar a facilidade maior que o homem tem de ser contaminado pelo bacilo tetânico devido sua exposição de risco, como por exemplo, as condições inadequadas de trabalho, a falta de utilização de equipamentos de proteção individual (EPI?s), assim, estando susceptível a contaminação quando em condições anaeróbicas, como ocorrem em ferimentos, os esporos germinam para forma vegetativa do Clostridium Tatani causando então a doença no homem.
No que diz respeito à prevenção contra o tétano, segundo ROCHA, "a utilização de equipamentos de proteção contra acidentes de trabalho: botas, luvas e capacetes, cuidados adequados com ferimentos comuns, garantir índices de cobertura vacinal", são de extrema importância na prevenção contra o tétano acidental.
Os cuidados básicos citados são apenas alguns dos métodos de prevenção que podem ser feitos, mas, sabendo que o método mais eficaz da prevenção é a vacinação, que está disponibilizada gratuitamente em todas as unidades de saúde, a vacina é conferida com três doses e reforço a cada cinco ou dez anos.
3. Considerações Finais:
O estudo mostrou a importância da prevenção principalmente para homens que tem uma suscetibilidade maior de estar em contato com o bacilo por conta do trabalho ou de atividades fora de casa, tendo conhecimento aos danos causados pela doença que podem ser letais ao ser humano. Concluindo que o homem tem uma maior probabilidade de adquirir a doença, tem-se então um cuidado e uma atenção maior voltada para indivíduos do sexo masculino, sem menosprezar que a prevenção deve ser de importância para pessoas de qualquer sexo e qualquer idade, sabendo que a forma mais segura de se prevenir contra a doença é através da vacinação.
Bibliografia:
ALVES, João Guilherme B. FERREIRA, Otelo S. MAGGI, Rubem S. Fernando Figueira Pediatri, Instituto Materno ? Infantil de Pernambuco (IMIP) 3ª ed. Rio de Janeiro, RJ: Ed. Guanabara Koogan S.A, 2004. p. 447-453.
FOCACCIA, Roberto. Tratado de infectologia. 3ª ed. São Paulo. Editora Athene, 2005. p. 1117-1139.
TAVARES, W. BAZIN, A.R. Tétano- Diagnóstico, tratamento e profilaxia. J. Brás Méd. 1988; 54(4): 106-18.
TAVARES, W. Contribuiçõesao conhecimento da distribuição natural do Clostridium tetani no Estado do Rio de Janeiro. Tese de Concurso para Prof Titular da UFF, Niterói UFF, 1985. 235 p.
VERONESI, R & FOCACCIA, R. Tetanus. In: BRAUDE, I. Infectious Diseases na Medical Microbiologi. 2 ed. Philadelphia. WB Saunders Ca; chapter 187, 1986. p.1168-1171.
VERONESI, R. FOCACCIA, R. TAVARES, W. MAZZA, C.C. Tétano. In: Veronesi R, Focaccia R eds. Tratado de Infectologia. São Paulo: Atheneu, 1996. p. 887-913.