PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

A IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA

 

Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde- PE – AESA/CESA

Curso de Graduação em Letras – 4º período   2013.2

Maria da Conceição F. de Andrade

[email protected]

 

RESUMO

 

Este artigo aborda sobre a importância da psicologia da aprendizagem na vida universitária, buscando desenvolver habilidades e aperfeiçoar o caminho profissional traçado pelos acadêmicos dentro de suas respectivas áreas.

 

PALAVRAS CHAVES: Aprendizagem, profissional, ensino, processo.

     O processo de formação universitária é fundamental para preparar o futuro profissional, direcionando-o para o caminho de ensino aprendizagem, onde suas habilidades serão desenvolvidas e com isto, surgirá o perfil profissional pelo  qual o acadêmico decidirá seu caminho.

     É nesta etapa que o acadêmico passa por uma série de atividades, para serem desenvolvidas suas habilidades e aperfeiçoar seus conhecimentos através da aprendizagem, diagnosticando assim, suas dificuldades como estudante.

      É nesse processo que a psicologia trabalha, fortalecendo os pontos positivo do individuo mostrando-lhe que se pode aperfeiçoar o já aprendido visando novos horizontes de aprendizagem.

     A psicologia da aprendizagem nos mostra o caminho a ser seguido como pessoa e como profissional, sendo assim, trabalhado no individuo seus conhecimentos, seus comportamentos ,seu aprendizado para lhes tornar pessoas capazes de realizar seus objetivos com segurança naquilo que faz.

     Segundo SKINNER (1972,p.4) “ensinar é um ato de facilitar a aprendizagem, quem é ensinado aprende mais rápido de quem não é”.

     Com esta afirmação de SKNNER, podemos ver que o valor dado por o mesmo aos professores e a função  indispensável exerce no desempenho de uma boa aprendizagem durante o processo de aprendizagem dos alunos.

      É importante que o futuro professor seja um profissional qualificado e dotado de conhecimentos e quando já estiver formado procurar ter uma vida profissional contínua, porque ele será responsável por outros futuros profissionais, onde os mesmo passarão pelo mesmo processo.

     É o aprendizado que nos torna cidadãos diante de uma sociedade conquistada pelos nossos esforços quando pessoas diante de determinadas posturas em nossa vida.

     A  aprendizagem nos mostra a importância da capacidade em todas as etapas da nossa vida, fortalecendo-nos e equilibrando-nos com nossa experiência de vida que adquirirmos desde quando nascemos até quando morremos.

     Este processo de aprendizagem torna-se essencial para o sucesso da sobrevivência humana, para que nossa espécie desenvolva suas capacidades e potencialidades.

Referências

 

SKINNER: 1972,p.4

Baixado: citações de skinner.google