Faculdade Nossa Cidade
Gestão de Recursos Humanos
Prof. Orientador: Lawton Benatti
A Importância do Treinamento na Empresa
Raquel Paula de Souza
 
 
1.               A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO NA EMPRESA

O Treinamento é uma ferramenta que deve ser destacada na área de Recursos Humanos de qualquer empresa, devido ser este o principal responsável para as realizações das tarefas com eficiência e eficácia em todos os setores da empresa. Entretanto  o recrutamento, a administração, o financeiro, entre outros é importante, mas o treinamento é a peça-chave para o sucesso tanto da empresa, quanto do colaborador.

Desde o momento do planejamento, preparação e a pratica do treinamento deve haver muita eficiência da parte do treinador , pois ele será o responsável pelos resultados obtidos perante o termino do programa.

Segundo CHIAVENATO (2010), “ O treinamento é importante para a empresa e para o funcionário porque proporciona excelência do trabalho, produtividade, qualidade, presteza, correção, utilização correta do material e,sobretudo, gratificação pessoal pelo fato de ser bom naquilo que faz.”

O treinamento ainda pode ser considerado caro. Portanto treinar e capacitar as pessoas ainda pode se tornar mais caro, porem este é o segredo para  empresas  alcançarem  excelentes  resultados diretos ou indiretos.

1.1            FATORES DETERMINANTES NO PROCESSO DE   TREINAMENTO

Conforme CHIAVENATO (2010), “ Ocorre necessidade de treinamento sempre que a exigência do cargo ou a competência requerida for maior do que o desempenho do ocupante ou a competência oferecida por ele.” Sendo assim, no cronograma de um treinamento deve haver  espaço para:

 Troca de informações

 Desenvolvimento de aptidões

 Desenvolvimento ou modificações de comportamentos e atitudes

 Desenvoltura conceitual do contexto envolvido

Contudo  é importante deixar claro o objetivo do treinamento e a finalidade em  obtenção dos principais resultados:

 Tornar todos os envolvidos aptos 

 Tornar o treinamento um continuidade para o desenvolvimento

Transformar ações e atitudes

1.2            QUESITOS PARA O PROCESSO DE TREINAMENTOS

Para obtenção dos resultados esperados em um treinamento  deve haver um planejamento e uma ordem a ser executado como:

Levantamento das necessidades de treinar

Programação a ser seguida do treinamento

Implementação e execução

Avaliação dos resultados obtidos após a execução do processo

1.3            TÉCNICAS DE TREINAMENTO

 Treinamento a distância : esta técnica é adotada por muitas empresas devido a sua comodidade e também para casos em que a matriz é localizada em outras cidades distantes , dispensando  o deslocamento do colaborador e também permite o acesso a qualquer hora, em qualquer lugar. CHIAVENATO (2002) “ Relata que o ensino a distância está crescendo a ritmo acelerado, esse fato dede se ao uso das novas tecnologias, como a internet, por exemplo, que possibilita novas perspectivas da educação.” 

Treinamento baseado no computador: Que é ministrado através de gravações em CDs ou DVDs contendo demonstrações, explicações entre outros.

Dramatização: técnica ideal para transmissão de novas atitudes e comportamento, esta é baseada no faz de conta, ou seja em simulações de situações, é ideal para cargos de vendedores, balconistas, telefonistas, entre outras funções em que o contato é direto com as pessoas.

Demonstrações: é a técnica em que o treinando tem a oportunidade de conhecer  e operar máquinas, computadores e efetuar as funções mediante explicações e acompanhamento do treinador , é então chamado aprender fazendo.

2.               CONCLUSÃO

Diante da elaboração deste artigo ficou claro o quanto se deve dar importância ao treinamento, sendo esta uma ferramenta de grande valia e muito estratégica para o desenvolvimento da empresa como um todo.

Para que o treinamento seja ainda mais eficaz é necessário a exigência da colocação do que foi ministrado em prática.

Pois a cada dia deparamos com uma nova tecnologia que abrange todo o ambiente, daí a necessidade de preparação das organizações e das pessoas, pois em um mundo tão competitivo, destacam-se quem sobressair melhor , ou seja, aquele mais competente.   

3.               REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. 7ª ed, São Paulo Atlas, 2002

CHIAVENATO, Idalberto. Iniciação à Administração de Recursos Humanos. 4.ed, Barueri, SP:Manole, 2010.