A Exploração agrícola proporcionou significativas modificações no fluxo de nutrientes e de energia dos ciclos naturais para o benefício, em geral de uma espécie. O aumento da população elevou a demanda por alimentos e fibras, alterando a velocidade com que os nutrientes passam pelos ciclos naturais, causando demora na devolução desses nutrientes ao reservatório de onde foram removidos ou devolvendo-os de maneira nem sempre adequada, com conseqüente desequilíbrio entre o que era necessário repor e o que foi reposto (LANDGRAF, 2005).

Sendo a Agricultura, a atividade mais antiga do Planeta, e a que disponibiliza os alimentos essenciais para o Ser Humano, tal magnitude traz consigo resultados benéficos e nocivos para o meio ambiente. Com esta constante necessidade da população por alimentos, os solos têm sido muito exigidos, principalmente para fornecer os nutrientes essenciais para a produção de plantas de qualidade. Para oferecer os nutrientes que em muitos locais possuem solos pobres ou como forma de aumentar a produtividade, produtores de diversas regiões fazem o uso de adubos químicos, como forma de suprir a necessidade das plantas. Mas com o decorrer do tempo, o uso abusivo destes fertilizantes tem prejudicado o solo, suas propriedades físicas e químicas, e principalmente, vem prejudicando o Ser Humano, trazendo riscos a sua saúde, com o excessivo uso de aditivos.
   Nos últimos anos, a agricultura tem buscado recursos que possam produzir alimentos mais saudáveis, de qualidade, e também, maneiras que possam diminuir a degradação do solo; é aí que entra a matéria orgânica. Sabe-se que a matéria orgânica do solo é a parte onde estão contida os restos vegetais e animais, dando origem ao húmus, que é composto por ácidos húmicos, que são responsáveis pela estrutura do solo, na formação de poros, os ácidos fúvicos, que aumentam a troca de cátion, favorecendo a melhor retenção dos nutrientes, evitando a lixiviação deles pela água do solo e por fim a humina, que é o produto final da humificação, sendo insolúvel em meio ácido e alcalino.
O solo tem papel fundamental nos ciclos da natureza. Ele participa, direta ou indiretamente, da maioria das atividades que ocorrem no planeta , tendo participação no fornecimento de água, oxigênio e nutrientes para as plantas. Com o uso de fertilizantes e corretivos, há um desequilíbrio ecológico com os resíduos que são despejados no solo, que vão tornar os solos improdutivos, causar erosão, devido o uso inadequado de máquinas e da água.
 Sendo assim, esse estudo tem como objetivo aprofundar conhecimentos sobre a produção e uso do adubo orgânico, como alternativa sustentável para produção de alimentos, sem prejudicar o meio ambiente, com o uso de resíduos orgânicos, como restos de culturas, esterco dos animais, como bovinos e caprinos.