A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA PSICOLOGIA NO TRABALHO COTIDIANO DO PROFISSIONAL DA ÁREA DE NUTRIÇÃO   

O pensamento psicológico ajuda-nos compreender a pessoa. Em que isso acrescenta ao nosso trabalho cotidiano? 

Para mantermos uma boa alimentação, é necessário estar bem consigo mesmo, isto é, me refiro a estar bem psicologicamente.
Muitas vezes nos encontramos em momentos difíceis e acabamos não  nos preocupando muito com a nossa alimentação, ou exageramos um pouco pelo fato de querer descontar todo aquele sentimento na comida.

Uma das situações que acaba favorecendo, seria a ansiedade, o estresse, cansaço, pressão no trabalho, e em casa; Todos esses fatores, de alguma maneira altera a qualidade de vida e principalmente da nossa alimentação.

Como nutricionistas, é de extrema importância termos esse pensamento psicológico,  pois  pacientes com esse tipo de problema, merece uma atenção diferenciada,  ou seja, iremos tentar entender o que se passa na vida do individuo, não só se preocupando em elaborar uma dieta balanceada, e sim saber o por que o paciente foi atrás do seu atendimento, tentar compreender da melhor maneira o que se passa na vida dele, usando da serenidade, calma, e toda a atenção necessária que o paciente merece para ter um bom resultado naquilo que ele espera.  

Sendo assim, o conhecimento da psicologia, irá nos ajudar na intervenção daquele paciente, nos dando mais discernimento para lidar com qualquer tipo de situação, seja ela simples ou não.

Como por exemplo, iremos nos deparar com situações desse tipo: paciente que acabou de perder algum ente querido, e como consequência disso, ele se encontra deprimido, e geralmente está abaixo do peso e apresentando inapetência. Então como o paciente já está abatido, no momento das  orientações , temos que ser muito atencioso para com o mesmo, pois dependendo da maneira que nos expressamos, ele irá se magoar ou se sentir ofendido, quando na verdade a intenção era ajudá-lo. 

Autora:  

Maria das Dores do Nascimento Matias

Estudante do 6º semestre de nutrição.