FACULDADE NOSSA CIDADE

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS / DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

PROFª ORIENTADORA: ESTER COSSO 

A IMPORTÂNCIA DE UM LÍDER

PAMELA FLORENTINO DIAS 

A importância de um líder

Em um mundo de constantes mudanças, existem alguns fatores que influenciam e diferenciam o ser de seus semelhantes. Cada ser humano possui seu próprio valor, suas crenças e suas percepções, ou seja, sua personalidade. Ao passar do tempo, todos criam seus objetivos e para alcançá-los, se moldam com a realidade.

Para se destacar no mundo corporativo, as pessoas procuram diversas maneiras de se aperfeiçoarem com as exigências do mercado.

Com o avanço da tecnologia, as organizações sentiram a necessidade de promover pessoas que pudessem enfrentar as mudanças de uma forma ágil, mas ao mesmo tempo, flexível.

Para ter ou manter os resultados desejados, uma organização precisa primeiramente se preocupar em oferecer o que seus colaboradores necessitam, pois estando satisfeitos poderão gerar resultados satisfatórios.

Liderança é o processo de conectar os colaboradores de uma organização ao seu ambiente de trabalho de forma que os deixem incentivados e motivados no que fazem para conseguir alcançar os objetivos da equipe e da organização.

Um líder possui características que ajudam numa boa convivência no ambiente de trabalho e no desenvolvimento de seus colaboradores, tais como: a paciência, a disciplina, a humildade, o respeito e o compromisso, afinal, a organização é um ser vivo sustentado por pessoas dos mais diferentes tipos.

“A única definição de líder é alguém que possui seguidores. Algumas pessoas são pensadoras, outras profetas. Os dois papéis são importantes e muito necessários. Mas, sem seguidores, não podem existir líderes." (Drucker, 2010)

Ao longo do tempo, foram feitas várias pesquisas e foi observado que nem sempre um bom resultado é retorno de altos salários e bonificações. O que realmente é almejado é o reconhecimento e a sua importância naquilo que faz.

Hoje em dia, os “antigos chefes” não só se preocupam com os resultados como também se preocupam com a satisfação de seus colaboradores, procurando sempre estar presente e auxiliando-os no que for necessário, pois qualidades como: boa comunicação, disponibilidade, e companheirismo faz com que um grupo se torne uma equipe e um chefe, um líder.

Para que um líder possa desenvolver sua equipe de forma eficaz, é preciso obter um bom relacionamento interpessoal, pois dessa forma, seus liderados poderão agir de forma com que possam repassar a realidade de forma mais sincera possível. Para isso, ambos os lados precisam identificar e distinguir o pessoal do profissional e diante das situações fazerem com que as opiniões sejam claras e respeitadas.

Conclui-se que, no âmbito profissional, não há mais tempo para definir quem é o melhor ou o mais eficaz, mas sim, é preciso pessoas que se unam nas diferenças e que vençam nas adversidades, afinal todos caminharam para o mesmo objetivo: O sucesso!

Referências bibliografias:

 Gil, Antonio Carlos. Gestão de pessoas: Enfoque nos papéis profissionais. 1° edição. São Paulo. Atlas, 2009

LÌDER 1000. Definição de Liderança. Junho de 2010. Disponível em:  < http://www.lider1000.blogspot.com/ > Acesso em 10/05/2013