Este trabalho apresentou como problemática a homossexualidade partindo do ponto de vista dos estudantes de psicologia de uma universidade particular em Itumbiara-GO, no ano de 2007. Tem-se, portanto, como objetivo geral discutir a percepção deste grupo de estudantes sobre a homossexualidade, pois, de acordo com Scárdua e Filho (2006), acredita-se necessário ouvir indivíduos e grupos, a partir do princípio de que existe uma forma de conhecimento partilhado socialmente, desta forma, a homossexualidade deve ser entendida inserida no contexto social e histórico dinâmico.

Para essa discussão foi necessário então, levantar dados sobre variáveis relevantes como: religião, sexo e orientação sexual; questionar sobre o que significa a homossexualidade e como lidam com ela, e enfim, analisar como este grupo de universitários percebe a homossexualidade.

Para tanto, deve-se salientar que aqui, entende-se percepção seguindo Davidoff (2001, p.141), “a percepção é um processo cognitivo, uma forma de conhecer o mundo”, em que esta é uma combinação do conhecimento do mundo, da fisiologia, de certas operações cognitivas e das experiências do sujeito.

A presente pesquisa foi caracterizada como descritiva com delineamento de estudo de levantamento, a amostragem foi composta por 45 estudantes entre o 1º e 5º período do curso de Psicologia, de uma instituição particular de ensino superior de Itumbiara-GO, no ano de 2007.

Como instrumento de pesquisa foi elaborado um questionário, com vinte e seis (26) questões, cinco (5) destas respondeu aos aspectos relacionados ao período em que estão cursando na faculdade, idade, religião, sexo e orientação sexual. As demais questões foram desenvolvidas com base no estudo de Lacerda, Perreira e Camino (2002), quanto às explicações sobre a homossexualidade foram elaboradas quinze (15) questões baseadas nas Escalas de Explicações da Homossexualidade contendo possíveis causas/explicações da homossexualidade, divididas três a três seguindo, respectivamente: explicações biológicas, explicações ético-morais, explicações religiosas, explicações psicológicas e explicações psicossociais. Para responder sobre como lidam com a homossexualidade, foram elaboradas seis (6) questões, cinco (5) delas correspondem à Escala de Rejeição à Intimidade e uma (1) referente às expressões emocionais, positivas e negativas.

Depois de escolhidos os alunos, aleatoriamente, foi autorizado pelos professores que os estudantes respondessem em sala de aula ao questionário. Os dados levantados foram tratados quantitativamente analisando freqüência e porcentagem, de maneira a facilitar a análise e discussão dos dados, relacionando-os ao referencial teórico levantado.

            O estudo foi cercado dos cuidados éticos previstos na Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, possibilitando a decisão quanto à participação no estudo e preservação dos nomes dos sujeitos que responderam a pesquisa.