Uma análise hermenêutica através dos séculos até os dias hodiernos1 

Sabe-se que é de suma e irrevogável importância saber interpretar tudo o que se lê. A princípio ler um texto não significa compreende-lo, compreender um texto é ir muito mais além de uma leitura, é fazer uma interpretação, ou como sugere esta disciplina, fazer uma hermenêutica daquilo que se está lendo, analisando os aspectos necessários para uma real compreensão, procurando fugir dos abismos que se encontram entre a pessoa que escreveu o texto, no caso seu autor, e o intérprete, que é o leitor.

Esta dissertação abordará a hermenêutica em seu sentido bíblico. Num primeiro momento faz-se necessário uma exposição sobre o que é a Bíblia, bem como os abismos que são necessários serem atravessados para se chegar a uma verdadeira interpretação. Em seguida urge a necessidade de se definir o termo hermenêutica e analisar como a hermenêutica se desenvolveu no decorrer dos séculos. Posteriormente os perigos das falácias hermenêuticas que tem causado muito estrago entre autores e principalmente entre leitores, e por fim uma visão atualizada da Bíblia, trazendo para os dias de hoje a importância de se fazer uma boa hermenêutica visando uma interpretação confiável e plena.

1  O autor, Samuel Colombo Pirola, é Bacharel em Filosofia, graduando em Teologia e pós-graduando em Liderança e Administração Eclesiástica.