MÁRIO DE OLIVEIRA MARTINS

A FORMAÇÃO DO ESPÍRITO CIENTÍFICO CRÍTICO

O objetivo do presente artigo é traçar a perspectiva da filosofia política e o discurso. Trata-se de uma tentativa de analisar as diversas maneiras de discursar, ou seja, descobrir nas estrelinhas dos discursos políticos de diversas pessoas o real sentido de alcançar um objetivo. Para tanto é necessário trazer à tona os diversos métodos de investigação heurística, isto é, salientar que todo discurso tem uma intenção e o ouvinte deve ser capaz de perceber se o tal discurso é falacioso ou não, se ele tem consistência para o bem comum ou se é apenas demagogia.

  O tema a ser desenvolvido é pertinente porque trata da reviravolta política que aconteceu nos últimos anos no Brasil. Após anos de uma ideologia da elite que vigorou desde 1994 a 2002, considerado uma postura política neoliberal, o país assistiu ao sistema do lulismo, de 2002 a 2010 e atualmente vive uma mudança de postura a partir dos governos de Dilma Rousseff. A questão central desta pesquisa é: distinção entre o discurso e seu sentido e significado real ou contraditório.Na ótica de referenciais teóricos pretende discorrer sobre diversos momentos em que o discurso equivocado e falacioso tornou-se um programa político que prometeu defender o país, mas que na verdade fracassou porque era mentiroso. Tal análise traz o problema do discurso ideológico do governo brasileiro e suas consequências negativas e positivas na vida das pessoas. 

  A estrutura do projeto obedece a 4 blocos de pesquisa, a saber: 1º bloco: Memória da trajetória do PT e dos discursos proferidos desde a década de 1980 até 2002, 2º bloco O Discurso político do PT antes de Dilma, 3º bloco Dilma e as contradições de seus discursos, 4º bloco Política Social Liberal atual e a sua influência ideológica no futuro.

O objetivo geral é analisar a Política Social Liberal defendida e pregada pela atual Presidente da República Dilma Rousseff. Para alcançar tal objetivo foram elaborados 3 objetivos específicos: Fazer memória da trajetória do PT e dos discursos proferidos desde a década de 1980 até 2002; Analisar o discurso político do PT antes de Dilma; Recontar a trajetória política de Dilma e as contradições de seus discursos político-ideológicos, de 2010 até 2018.

A metodologia a ser utilizada é qualitativa, com base em pesquisas bibliográficas, de forma a encontrar as características da nova política brasileira, a partir do governo atual. Consta nos procedimentos metodológicos o plano de ação, constando todas as datas e atividades exequíveis, para o período de março de 2016 a dezembro de 2017. Todos os procedimentos a serem desenvolvidos partirão de uma análise heurística de vários contextos e ideologias da sociedade brasileira, a fim de debater as posturas discursivas autoritárias, antiéticas e corruptas do governo federal.