Philo+Sophia é uma composição originariamente grega, nesta junção de palavras é que surge a palavra filosofia, que na sua tradução literária temos o filósofo como o que tem amizade ao saber, ama ou deseja o saber.

Convertendo todo o amor em espanto, a filosofia é um espírito questionador e crítico da verdade. Este espírito inquietante teria sua gênese na Pólis grega e o inventor desta palavra como arte de contestar valores segundo Chaui teria sido Pitágoras de Somos (século V antes de Cristo). Portanto a filosofia tem seu berço na Grécia antiga e ao longo dos séculos vem se desenvolvendo o seu questionando da verdade e dos valores criados.

Os primeiros filósofos foram os pré-socráticos, eles através da observação da natureza e da contemplação do cosmo, buscavam uma resposta para a origem da vida. Esta busca sempre recaia sobre elementos naturais como sendo os responsáveis pela essência primeira da vida.

Os primeiros filósofos receberam esse nome devido ao período em que foram ou estavam situados, foram eles que antecederam a Sócrates. Alguns historiadores defendem a ideia de que tales de mileto foi o primeiro filósofo (final do século VII para começo de VI a.C) na Ásia menor (Jônia).

­­

Em sua trajetória a filosofia tem um legado de lutas contra a construção de mitos, com seus princípios e métodos dêsconstrutores e indagadores, ela sempre rompe com as construções históricas e convencionais ao que a maioria aceita. Desenvolvendo no Ser a recusa a especulações absolutistas e a tudo que está pronto e acabado.

O que é isto, a filosofia?

O humano está inserido em seu meio como um ente observador, construtor, afirmador, negador e acima de tudo crítico, que se comunica com o outro usando gestos e linguagens (signos), medindo vezes sim e vezes não as suas ações e reações. Criando sempre novo (devir), nunca permanecendo o mesmo.

Muitas das vezes em nossa vida nos apropriamos da filosofia e não nos damos conta e muito menos temos um conceito crítico do seja a filosofia em sua amplitude, desta atitude construtiva. O que é isto, a filosofia? Para que serve?Qual a sua importância para a construção do senso comum e do cientifico?

Você tomaria um como com água sem antes saber a sua procedência? Você aceitaria a verdade como sendo algo que estivesse pronto e acabado? Assim, é a atitude filosófica. Segundo Chaui (2002, p. 9) "A decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores. É sua. Acrescenta ainda que, jamais se deve aceitar estes valores (2002, p. 9) "[...] sem antes havê-los investigado e compreendido". Portanto estas atitudes consistem em uma não aceitação crítica da verdade e da cultura, este princípio pode até parecer um pouco exagerado ou cético, mas é assim que é formada o censo filosófico no homem que considera sempre as possibilidades.

Lembrando que a atividade cética não consiste em negar um Deus ou outro e sim questionar a forma como se chegou até aquela ou essa afirmação da verdade, portanto não é nem nunca será apenas um ateísmo. Mas, sim uma desconstrução estrutural do conhecimento e das formas de produzi-las. Em primeiro lugar podemos afirmar que o ceticismo consiste em uma negação momentânea da realidade. Depois, podemos destacar as críticas como forma de rompimento com o absolutismo e com os preconceitos existentes na sociedade.

Nesta construção social através da filosofia podemos dizer que a filosofia é a não aceitação da verdade como sendo fruto do acabado e do absolutismo. Esta construção está a serviço do aperfeiçoamento das relações e da busca da felicidade.

Nesse contexto de construção ou restauração do humano enquanto Ser. A filosofia passa pelo processo reflexivo da verdade enquanto princípio primeiro. Estabelece critérios rigorosos e um pensamento crescente sobre a realidade, através da construção da cultura.

Mas, quando nós falamos em ceticismo podemos achar que a filosofia é de um certo modo cética. Errado um filósofo acredita na construção de uma verdade (a sua) e a prova disto é que ele a busca. Apenas a atitude filosófica é que exerce o ceticismo.

Assumindo uma atitude reflexiva o filósofo estaria se voltando para a possibilidade do Ser enquanto Ser. Desenvolvendo uma postura ética na construção das relações e dos agentes que exercem essa magnitude.

Em uma definição mais precisa podemos dizer que a filosofia é um meio de pensar e resolver problemas relacionados ao conhecimento e a verdade desenvolvendo enunciados e supra-citando afirmações e possibilidades. Portanto, a filosofia é insaciável e um filósofo nunca se por contente e é um espírito inquietante.

Sistematicamente a filosofia é a atitude crítica que um filósofo cria ou possamos dizer que é uma visão ampla que se tem do mundo mediante uma ação crítica dos acontecimentos e das verdades.

A filosofia é o ato libertador que dota o ser humano de vontade e quando se prova da fonte da liberdade nunca quer deixar de beber, liberta de ideologias opressoras (apesar de construir também) e dos poderes tiranos ou não.

CHAUI, Marilena. Filosofia. São Paulo-SP, 1ª ed. Ática. 2002