A realidade poderia ser tão customizável quanto o que temos disponível no myspace, facebook, orkut ou twitter? E que necessidade é essa de se "twittar" tudo o que se faz no dia-a-dia?

Como passamos a depender de computador, pendrive, celular, MP3 (4, 5, 6, 7, 8...) e todos esses aparelhos que se tornaram indispensáveis à todos nós? E não nego isso, de forma alguma.

Sim, a realidade tomou novas formas, embora, nada se possa fazer quando assistimos na TV (ou na tela do computador), casas desabarem e pessoas morrerem, patrimônios que se perdem de um momento para o outro. Neste momento, todos os nossos recursos tecnológicos nos fazem parecer pequenos e sozinhos. Aliás, temos todos esse recursos para nos mantermos em contato com o maior número de pessoas possível, mas note que essas pessoas estão do outro lado da linha, da conexão, não AO nosso lado. As pessoas estão em volta, não conosco.

Eu sou fascinada por tecnologia e ciência, mas devo adminitir que as relações sociais em geral, as amizades apenas "servem" se, de fato, elas tiverem alguma "utilidade" do tipo arrumar emprego, subir de cargo ou outro favor (aliás, troca de favores), não simplesmente pelo o que a pessoa simplesmente é. Quer dizer, a amizade é uma ferramenta e a pessoa em questão é algo utilitário. E juntando à isso, todas as tecnologias que temos à mão, temos um mundo utilitário, nem que para muitos não tenha utilidade alguma, principalmente quando se realmente precisa.