UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA

NÚCLEO DE TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO – UEMANET

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA: HISTORIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

ALUNO: NILO DOS SANTOS DA SILVA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A contribuição da ideologia para psicologia da educação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GRAJAU – MA

2014

A contribuição da ideologia para psicologia da educação

A visão apresentada por Chomsky pertinente e desafiadora, pois adentra as questões do comportamento humanas voltadas para a educação.  A partir do momento que o homem se sensibiliza de sua benevolência, buscou compreender a si mesmo através do seu próprio comportamento.

Segundo Chomsky Em suas especulações acerca do comportamento humano, as quais devem distinguir-se claramente de sua investigação experimental sobre o condicionamento operante daí Skinner oferece uma versão particular da teoria da maleabilidade humana.

  

Nota-se que o homem tentou compreender e estudar a si mesmo por meio das especulações, intuição e do comportamento, a parti das próprias experiências vividas. Por tanto, a contribuição da ideologia para o desenvolvimento da Psicologia da Educação é de fundamental importância na construção da personalidade da personalidade do professor e no comportamento cognitivo do aluno. Observa-se que Chomsky faz uma abordagem objetiva sobre as questões do comportamento humano, mostrando que o homem deve ser estudado a partir daquilo que pode ser observado.

O homem a partir das transformações proporcionadas pelo mundo moderno estreitou sua relação com o próximo através do seu próprio comportamento, de acordo com o texto, daí observa-se que esse homem é compreendido como um ser que se constitui a partir das próprias capacidades. Por outro lado nota-se que este nos tempos de outrora era dependente, pois dependia de fatores externo, bem como: cosmo e autoridade divina. Nessa perspectiva o homem descobre-se como um ser livre. Segundo apud Paini Watson, o homem é um organismo que pode ser moldado pelo ambiente e, nesse sentido, não é diferente de qualquer outro animal.

Afirma Skinner, que o “comportamento é modelado e mantido por suas consequências e estão assumindo precedências sobre as funções explicativas previamente atribuídas a personalidade, estado de espíritos, sentimentos, traços de caráter, objetivo e intenções”. Skinner supera a teoria de apud Paini Watson, ao considerar a subjetividade ou o mundo privado como objeto da psicologia, ele cria o conceito de comportamento operante, que supera o conceito de comportamento respondente, na medida em que coloca o homem como ser ativo diante do ambiente.

Observa-se nesse estudo da história da Psicologia, que é possível observar o processo de humanização, ou seja, o homem buscou sempre conhecer a si mesmo e conhecer o que hoje denominamos de fenômenos psicológicos, que constituem a particularidade humana.

Nota-se também que, Chomsky em seus escritos mostra que todas as pessoas nascem com uma capacidade intrínseca de aprendizado da linguagem que permite ao individuo dominar as linguagens rapidamente em seus primeiros anos de vida, com essa perspectiva observa-se que a mente não é mais tida como um "papel em branco", pois o comportamento já é inerente do ser humano.

Desta forma, Chomsky mostra que o homem desenvolve o poder de criar inúmeras formas e diferentes conjuntos de regras e de comportamentos através do meio ambiente.  O autor enfatiza que o comportamento não poderia ser absolvido pelo simples envolvimento com o meio ambiente. Pois a quantidades de ações criadas pelo o individuo é maior que o número de ações transmitidas.

Partindo desse pressuposto os autores mostram de formas diferentes as causas do comportamento humano em situações distintas. Pois enquanto Chomsky mostrou situações pertinentes e internas da linguagem baseadas, sobretudo no conceito de representação comportamental, Skinner enfatizou a todo o momento a compreensão do comportamento baseando-se no ambiente do sujeito.

Por tanto as argumentações de Chomsky a todo o momento mostra a ideologia como ponto de referencia para o desenvolvimento comportamental do ser humano, ou seja, a psicologia da educação tem como objeto de estudo o comportamento social dos alunos.

REFERENCIAS

 

CHOMSKY, Nohan. Psicologia e Ideologia.

 

Apud PAINI, Leonor Dias. John B. Watson Artigo, As interfaces históricas entre psicologia e educação.