A CONTABILIDADE AMBIENTAL NO ÂMBITO ECONOMICO


SILVA, Enedina Cavalcante Sousa e ¹
BARCO, Juliana Alexandra Pereira Carvalho ²


RESUMO

A Contabilidade Ambiental possibilita o fornecimento de informações para a tomada de decisões de empresas que se preocupam com a real situação ambiental. As empresas e a sociedade têm enfrentado vários desafios para obter êxito na preservação do meio ambiente, por existir fatores complexos incluídos na busca de soluções para o fim da degradação ambiental.

PALAVRAS CHAVES: Meio ambiente. Contabilidade Ambiental. Preservação. Decisões.


ABSTRACT

The Environmental Accounting enables the provision of information for making decisions of companies that are concerned with the real environmental situation. Business and society have faced many challenges to succeed in preserving the environment for existing complex factors included in the search for solutions to the end of environmental degradation.

KEYWORDS: Environment. Environmental Accounting. Preservation. Decisions.

INTRODUÇAO

Ultimamente tem crescido o interesse das empresas em adotar medidas para amenizar a degradação do meio ambiente. A conscientização dos consumidores atuais e o crescente investimento em educação ambiental, seja nas empresas, nas escolas ou através de mídia tem mudado a maneira de pensar da sociedade, ocasionando uma preocupação real da situação ambiental em todo o mundo.

A contabilidade ambiental é de suma importância no que diz respeito à imagem e posição de uma empresa, pois é necessário demonstrar os eventos e transações ambientais, que afetam ou futuramente poderão afetar a situação financeira e econômica de uma empresa. No passado as empresas se voltavam somente para o lucro, porém com o passar dos anos descobriram que é preciso se preocupar com a questão ambiental, para que consequentemente não acabem sendo engolidos pelo mercado, e rejeitadas pela sociedade.

CONTABILIDADE AMBIENTAL

A Contabilidade Ambiental é chamada também Contabilidade dos Recursos ou Contabilidade Econômica e ambiental Integrada, sua criação veio através da preocupação do patrimônio das empresas em relação com o meio ambiente. Podemos afirmar que a contabilidade ambiental é o processo que direciona as empresas sobre as suas atuações no âmbito ambiental, com a análise de dados e melhorias nos procedimentos decisórios para as soluções dos problemas ambientais enfrentados pelas organizações.

O objetivo da Contabilidade Ambiental é controlar e registrar, toda atividade desenvolvida ou que está em desenvolvimento que possa trazer danos ao meio ambiente ou então diminuir os efeitos de uma atividade produtiva relacionados à questão ambiental, tendo registros contábeis em contas especificas, na data que ocorreu o fato, sendo embasada nos Princípios Fundamentais da Contabilidade Resolução 750/93 do CFC.

Segundo (FERREIRA, SIQUEIRA, GOMES, 2009, p.199) "A evidenciação da informação ambiental, voluntaria ou não, é um dos desafios enfrentado pela contabilidade na atualidade".

A utilização da contabilidade ambiental não é útil somente para os empresários, tem aumentado crescentemente a sua utilização por demanda da legislação, dos investidores, dos bancos, do público em geral e, em última análise, do processo de competição global.

CUSTOS E DESPESAS AMBIENTAIS

Custo é um gasto relativo à bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços (MARTINS apud SILVA, 2003, p. 87). Custos e despesas ambientais são gastos aplicados no sistema de gestão ambiental no processo de produção e em políticas ecológicas da entidade. Ao ser aplicado na produção diretamente, os gastos são denominados Custos, se for indiretamente aplicados, são chamados de Despesas.
É possível afirmar que:

Custos são gastos relativos á produção deu bem ou serviço, que se incorporam ao valor do bem ou serviço. Assim, por exemplo, quando se adquire uma matéria prima incorre-se em um gasto. Essa matéria prima é vista como um investimento enquanto ela permanece no estoque e transforma-se em um custo (parcela custo produto) assim que ela entra no processo produtivo do bem. O produto acabado, por sua vez corresponde a um investimento da empresa, ate que ele seja vendido. Os gastos ambientais de uma empresa, em sua maioria referem-se a investimentos de custos (MARTINS apud MOURA, 2006, p.81).
No processo produtivo de uma empresa é preciso verificar os danos que poderão afetar o meio ambiente, mantendo também as atividades produtivas no controle através de um gerenciamento ambiental voltado para se obter informações sobre os custos e despesas de uma empresa. A avaliação e o monitoramento das atividades estão vinculados aos custos e despesas sendo necessário seu registro. A despesa ambiental compreende a gastos de mão-de-obra e na manutenção de políticas e programas ambientais, no gerenciamento ambiental.


Despesa são os valores consumidos direta ou indiretamente para a obtenção da receita, como por exemplo, os gastos com financiamentos, publicidade e comissão de vendedores. As despesas reduzem o patrimônio liquido da empresa, porém, representa sacrifícios necessários no processo de obtenção de receitas (MOURA, 2006, p.81).



ATIVO AMBIENTAL

Os ativos ambientais são bens adquiridos por uma entidade, com a finalidade de controlar, preservar e recuperar o meio ambiente. As características dos ativos ambientais variam de uma empresa para outra, pois existem diferenças na maneira que se protege,controla e preserva o meio ambiente.

De acordo com Ribeiro (2006, p. 63) "Ativo Ambientais são todos os bens e direitos disponíveis pelas empresas, que possam gerar benefícios econômicos em exercícios futuros que visem à preservação, proteção e recuperação do meio ambiente".


PASSIVO AMBIENTAL

Os passivos ambientais é qualquer obrigação de curto ou longo prazo, utilizado para promover investimentos para ações voltadas para extinguir ou amenizar, os danos causados no meio ambiente. Na pratica o passivo ambiental corresponde com tratamentos de áreas contaminadas, multas pela não observância das leis ambientais, responsabilidade pelo dano físico causado.
O passivo ambiental pode representar para as empresas riscos financeiro, pois se o passivo ambiental for muito alto a empresa poderá ter redução no patrimônio liquido. Assim é necessário criar diversas ferramentas para gerenciá-lo de acordo com o passivo ambiental da empresa.


BALANÇO SOCIAL

No balanço social se evidencia o quanto a empresa está investindo para diminuir ou sanar as degradações do meio ambiente, seja adquirindo novos equipamentos ou eliminando os desperdícios, o balanço provem do interesse voluntario da empresa, para políticas praticas e cabíveis sobre a preservação ambiental. Não existem restrições para qual tipo de empresa deve utilizar o balanço social, empresas sem fins lucrativos podem utilizá-lo, sendo pertinente para esse tipo de organização demonstrar suas ações para o beneficio do meio ambiente.

O ativo e o passivo ambiental são expressos no balanço social em um determinado período, alem de mostrar itens do impacto ambiental, por meio dele é possível também propor melhorias e monitorar os passivos, e analisar oportunidades ao valorizar os ativos ambientais de uma entidade.

AUDITORIA AMBIENTAL

A auditoria ambiental surgiu na década de 70 nos Estados Unidos, tendo como objetivo determinar a extensão dos impactos ambientais ocasionados por uma atividade produtiva existentes, ela também identifica as medidas a serem adotadas para reduzir esse impacto.

As auditorias ambientais determinam que as empresas tenham maior cuidado com o processo de produção, identificando áreas de risco, apontando vantagens e desvantagens e encorajando melhorias continuas. Quando levada a sério a auditoria pode auxiliar a melhoria do desempenho da empresa, porém é possível observar que a auditoria ambiental é um importante instrumento que atua diretamente nessa relação entre a economia e meio ambiente.

GESTÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS

Existem determinantes fatores para se explicar o interesse das empresas em preservar o meio ambiente, porém um que chama bastante atenção é a cobrança da própria sociedade para que tais empresas adotem políticas voltadas para a preservação e reflorestamento das áreas que já foram afetadas.

Para se obter resultados expressivos é necessário ter consciência ambiental, por isso muitas empresas tem utilizado a gestão ambiental para diminuir e abolir o impacto sofrido pelo meio ambiente em suas atividades produtivas. O crescimento da consciência ambiental partindo das empresas, trás inúmeros benefícios para a situação ambiental modificando os padrões de consumo e modificando os hábitos dos consumidores que passam a ter ações legitimas e verdadeiras para a defesa do meio ambiente.

Ferreira (2003, p.33) afirma que, O objetivo maior da gestão ambiental deve ser o propiciar benefícios á empresa que superem, anulem ou diminuam os custos das degradações, causados pelas demais atividades da empresa e, principalmente, pela área produtiva.


ECOEFICIÊNCIA

A ecoeficiência é determinada pela produção de bens e serviços a preços competitivos que satisfaçam os consumidores e tragam qualidade de vida em contra partida com a redução dos impactos ecológicos e o uso de matérias prima que diminuem o ciclo de vida do produto e facilitam a capacidade de obsorçao do planeta em um período mínimo, evitando o contato continuo do meio ambiente com objetos não-degradaveis.

Boa parte das agressões ao meio ambiente decorre das atividades de produção e consumo, processo que vai ganhando intensidade com a expansão da industrialização e com a crescente urbanização do modo de vida (PAULANI; BOBIK, 2007, p.87). Durante muito tempo, não existia políticas sérias para evitar o consumo indiscriminado de produtos que traziam malefícios ao meio ambiente, porem o conceito de ecoficiência é vinculado a fazer mais utilizando menos, ou seja, minimizar a geração de resíduos, aumentarem a reciclagem, maximizar os recursos renováveis, alem de outras medidas para diminuir a emissão de CO2 na atmosfera, e o consumo de energia empregado nas atividades produtivas.

A empresa que praticar a ecoeficiência obterá competitividade e investimento em seu modelo de produção, obterá recursos adicionais com a reciclagem e aproveitamento de resíduos, possuirá prestígio entre distribuidores e consumidores além de ter novas oportunidades de mercado.



CONCLUSÃO

A contabilidade ambiental e suas ferramentas têm colaborado para que, de forma transparente e responsável as empresas possam melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores e os cuidados com a situação ambiental.

Para a permanência no mercado as organizações precisam melhorar o seu desempenho na situação ambiental, e estar de acordo com a legislação que impõe rígidas infrações a quem não obedece às normas estabelecidas. A sociedade em geral não aceita o descaso com o meio ambiente, cobrando enfim uma postura ética, no que diz respeito à preservação ambiental.

Podemos notar que em meio ao crescimento econômico atual, a preocupação das empresas em amenizar ou mesmo sanar as degradações do meio ambiente, tem se evidenciado através de ações responsáveis utilizando-se da contabilidade ambiental para demonstrar a responsabilidade social da empresa, com a sociedade e o meio ambiente.


Referências Bibliográficas

FERREIRA, Araceli Cristina de Sousa; SIQUEIRA, José Ricardo Maia; GOMES, Mônica Zaidan. CONTABILIDADE AMBIENTAL E RELATORIOS SOCIAIS. 1° Ed. São Paulo, SP; Atlas, 2009, 199 p.

FERREIRA, Araceli Cristina de Sousa. CONTABILIDADE AMBIENTAL: UMA INFORMAÇAO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL. São Paulo: Atlas, 2003,33 p.

MOURA, Luiz Antonio Abdalla de. ECONOMIA AMBIENTAL: GESTAO DE CUSTOS E INVESTIMENTOS. 3° Ed. São Paulo, SP: Juarez de Oliveira, 2006, 81,82 p.

PAULANI, Leda Maria; BRAGA, Marcio Bobik. A NOVA CONTABILIDADE SOCIAL: UMA INTRODUÇAO Á MACROECONOMIA. 3° Ed. São Paulo, SP: Saraiva 2007,86,87 p.

RIBEIRO, Maísa de Souza. CONTABILIDADE AMBIENTAL. 2° Ed. São Paulo: Ed. Saraiva 2006, 63 p.

SILVA, Benedito Albuquerque Da. CONTABILIDADE E MEIO AMBIENTE: CONSIDERAÇAOES TEORICAS E PRATICAS SOBRE O CONTROLE DE GASTOS AMBIENTAIS. 1° Ed. São Paulo, SP: Annablume, 2003, 87p.