A BUSCA PARA INDUÇÃO DO SONO COM OS PODEREROSOS FARMÁCOS CONHECIDOS COMO HIPNÓTICOS E SEDATIVOS.

Farmacêutica Bioquímica Nency Zaurisio de Souza Mestre em Odontologia área de concentração Saúde Coletiva 

Autor Responsável: S.Z.Nency.

RESUMO

Os sedativos e hipnóticos são drogas amplamente abusadas pela população; Os agentes sedativo-hipnóticos produzem sedação, sono, inconsciência, anestesia cirúrgica, coma e depressão respiratória e da função cardiovascular dependendo da dose. Um fármaco sedativo é definido como um agente capaz de reduzir a excitação e exercer efeito calmante, sem induzir ao sono, embora produza sonolência.

A sedação está relacionada à diminuição da estimulação estando associada a alguma redução da atividade motora e do processo de pensamento. Um agente hipnótico induz e/ou mantém o sono, semelhante ao estado de sono natural.

Esses agentes são classificados como barbitúricos, benzodiazepínicos e hipnóticos não benzodiazepínicos.

OBJETIVO

Esse artigo procura demonstrar os sedativos e hipnóticos mais receitados por médicos atualmente que se encontram no mercado farmacêutico seus nomes, posologias, concentrações, tempo de vida no organismo, excreção e suas reações adversas.

METODOLOGIA

A presente pesquisa foi sustentada através de revisão sistemática de literatura, com a utilização das bases de dado eletrônicas e literárias: LILACS, SciELO, PdaMed, PubMed.

RESULTADOS

De um total de 30 artigos encontrados, 17 preencheram os critérios de inclusão e exclusão, sendo que 13 artigos se concentraram em demonstrar as causas, diagnósticos e tratamentos da doença.

CONCLUSÃO

Pode-se concluir com esse artigo, que a ansiedade consiste em um estado que pode ser considerado normal ou patológico, sendo muitas vezes difícil estabelecer um limite preciso entre a normalidade e a anormalidade.

Geralmente, fundamentamos em algumas manifestações da ansiedade para melhor avaliação do paciente, por exemplo, a informação de que se encontra ansioso, a agitação, a inquietação, distúrbios do sono e/ou gastrintestinais, a taquicardia e a sudorese.

A insônia refere-se à incapacidade de iniciar e de manter o sono, podendo apresentar-se por ser um sintoma de distúrbio físico ou emocional dividindo-seem insônia Agudae insônia Crônica.

A sedação está relacionada à diminuição da estimulação estando associada a alguma redução da atividade motora e do processo de pensamento. Um agente hipnótico induz e/ou mantém o sono, semelhante ao estado de sono natural.

Em altas doses, os hipnóticos podem levar à anestesia geral. Ambos os fármacos deprimem o SNC com leves diferenças nas relações de tempo e ação, assim como dose e ação.

Esses agentes são classificados como, barbitúricos, benzodiazepínicos, hipnóticos não benzodiazepínicos, são esses fármacos que auxiliam os pacientes que sofrem dos distúrbios do sono.

PALAVRAS-CHAVE

Sedativos; Ansiedade; Insônia; Tratamento; Distúrbios; Medicamentos.