A maioria dos empreendedores de sucesso que eu conheci na minha vida fala sobre suas empresas com infalível convicção. Sejam eles introvertidos ou extrovertidos, eles evocam tal paixão para o seu negócio que chega a exalar confiança, e é praticamente impossível não confiar em cada afirmação.

Infelizmente, no entanto, quando em demasiada frequência, a confiança se torna eclipsada pelo ego. E esses empresários egocêntricos ironicamente negam aos seus vendedores a capacidade de adquirir o próprio elemento principal para o sucesso – a autoconfiança, o que os faz acreditar que eles nunca podem saber tanto quanto o chefe.

Em meus treinamentos de vendas e palestras motivacionais, costumo dizer que o segredo está em quebrar essa fórmula. Ele exige destilar a poção mágica do empreendedor em doses que possam ser prescritas para o consumo regular da equipe. Aqui estão os componentes para fazer isso:

Começar pelo começo

É preciso dizer à equipe quais são os elementos mais importantes da história da empresa, e se certificar, por exemplo, de que os vendedores conhecem cada parte da história da organização: como a empresa foi fundada, os personagens envolvidos, os marcos notáveis, etc.

Garrafa da magia

Manter o controle em momentos críticos com os clientes é a chave. É importante tomar nota de tudo que foi dito em uma conversa entre um vendedor e um cliente – o "engarrafamento de magia" - e reutilizar mais tarde o que pode ser aproveitado com outros clientes ou prospects.

Prática

Não é suficiente simplesmente conversar com a equipe. Os chefes precisam agendar treinamentos, com grandes e pequenos grupos. Quanto mais eles têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades, mais a sua confiança vai crescer. Os treinamentos de vendas e palestras motivacionais podem cumprir este quesito de maneira extraordinária.

Personalizar

Em vez de simplesmente memorizar uma conversa sua e colocá-la para fora de volta, seus funcionários devem usar suas próprias palavras e criar seus próprios ritmos. Faça cada um dos funcionários escrever seu próprio script personalizado e, em seguida, repeti-lo para você (sem ler). Depois de eles repetirem isso umas seis vezes, você verá que, embora algumas palavras possam mudar, a essência acabará fazendo surgir a própria voz individual do funcionário.