A ALIMENTAÇÃO DA MULHER MODERNA

A mulher moderna não ganhou um espaço na sociedade, ela ganhou "mais um" espaço para atuar, pois com a correria dos dias atuais, com as exigências do mercado de trabalho, com as atividades da casa, com os filhos e com o marido, ela além de tudo arruma tempo também para se arrumar e estar sempre bem. Cuidar de tudo isso exige empenho e muita força de vontade. A alimentação diária pode ser uma grande aliada, pois esta não garante apenas a saúde, como também a beleza, o que pode trazer inúmeros benefícios estéticos, dentre eles, a melhora da auto-estima. Muitas vezes, a falta de nutrientes pode contribuir para o envelhecimento precoce, a queda de cabelos, as unhas fracas, a celulite e a flacidez. Uma dieta adequada às necessidades individuais, que priorize componentes que atuem retardando o envelhecimento das células, que estimulem a produção de colágeno, que auxiliem no melhor funcionamento orgânico e metabólico, pode garantir um bem-estar global e reverter os danos causados pelo tempo.Mesmo que a mulher se alimente direitinho, saiba que uma ligeira mudança no cardápio pode fazer maravilhas para a beleza e para a longevidade.

Mulheres adultas podem sofrer de diversos problemas, muitas vezes associados ao estilo de vida moderno, como obesidade, hipertensão, gastrite, TPM dentre outros. Dietas milagrosas não existem mas com uma reeducação alimentar você poderá corrigir várias doenças, prevenir envelhecimento precoce e acima de tudo ficar mais bonita e bem disposta.

A falta do hormônio serotonina deixa as mulheres mais sucessíveis a doenças como a depressão. Para que você venha evitar isso, tenha uma alimentação balanceada e coma pequenas porções de carboidratos complexos (pães integrais, massas integrais e arroz integral), pois estes ajudam na produção de serotonina. O desejo por doces e chocolates aumentam no final da tarde, quando a redução do hormônio é mais expressiva.Para evitar isso faça uma alimentação equilibrada e fraciona de 3 em 3 horas, e para evitar aquela compulsão por doce no final da tarde, uma boa dica é comer iogurte com frutas oleaginosas (nozes, castanha, damasco e passas) que são ricas em selênio. O selênio é um notável mineral encontrado na castanha do Pará, frutos do mar, aveia, arroz integral, aves e carnes vermelhas. Uma alimentação contendo selênio pode ajudar na prevenção do câncer de mama, doenças no coração, artrite e o envelhecimento. O selênio também pode auxiliar na mudança de humor, melhorando a depressão, fadiga, apetite, ansiedade e motivação.

Dica: Para satisfazer a vontade de doces, consuma frutas secas como damascos, figos e banana passa. Não dá o mesmo prazer, mas o corpo agradece depois.

No período pré-menstrual, o quadro se agrava pois freqüentemente a mulher é afetada por modificações de humor, desejo por determinados alimentos e ansiedade, caracterizando a Síndrome ou Tensão Pré-Menstrual (TPM). Durante anos diziam às mulheres que tudo não passava de "frescura de mulher". Segundo Somer 1995, pesquisas atuais mostram, entretanto, que existem bases fisiológicas para a TPM. È como se a TPM resultasse de um complexo de fatores, incluindo desequilíbrios hormonais, retenção de líquidos e sódio, alterações em neurotrasmissores e prostaglandinas, baixa glicemia e nutrição inadequada. Nesta fase é muito comum as mulheres terem retenção hídrica (inchaço) e uma vontade incontrolável por doces e chocolate. Mas clama! Pois estes alimentos tem, normalmente, muitas calorias, prejudicando o sucesso da dieta. Não adianta devorar uma caixa de bombom. Para amenizar estes efeitos recomenda-se, aumentar o consumo de alguns alimentos como:

Melancia: esta fruta tem altas quantidades de magnésio, que em conseqüência das alterações hormonais do período é o nutriente mais perdido na TPM. Além disto, contém bastante água, diminuindo o inchaço.

Nozes e castanhas: ricos em gorduras boas, as famosas ômega 3 e 6, estas oleaginosas estão relacionadas a melhora do humor e ajudam na TPM regularizando o desequilíbrio hormonal característico desta fase. Só tome cuidado pois são calóricos!!!

Sucos diuréticos como abacaxi com hortelã, melancia com hortelã, ajudam na retenção hídrica( inchaço).

As mulheres têm mais tendência à anemia, por conta da perda de sangue mensal na menstruação, por isso, alimentos carregados em ferro e ácido fólico são essenciais. Para isso faça uma alimentação rica em vegetais folhos verdes escuros (espinafre, couve,agrião, entre outros), e para você garantir esta melhor absorção, logo após a sua refeição coma uma laranja, ou faça um suco de acerola ou limão, pois estes são fontes de vitamina C, que contribuem para absorção melhor do ferro. E não fuja da carne vermelha: ela tem o dobro de nutrientes que a carne de aves e pode dar um up incrível no período de menstruação, afinal, a falta de ferro costuma deixar qualquer mulher sem pique.

Retardando o envelhecimento

Os alimentos ricos em compostos antioxidantes, que têm o papel de combater a ação dos radicais livres, devem estar incluídos diariamente na dieta. A vitamina E é um potente antioxidante, capaz de combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento, câncer, artrite e doenças auto-imunes, como o diabetes e o lúpus. A vitamina E pode ser encontrada em alimentos como amêndoas, nozes, castanha do Pará, cereais integrais, gema de ovo, óleos em geral, vegetais folhosos, farinhas enriquecidas e legumes. Temos também como exemplos desses antioxidantes a vitamina A (leites e derivados), a vitamina C (frutas e vegetais cítricos, como a acerola, laranja, kiwi) e o licopeno (tomate, melancia, goiaba).

Para a menopausa

Biologicamente no processo de envelhecimento feminino há uma queda gradual dos níveis de estrogênio ovariano que é conhecida como climatério.Apesar de ser um fenômeno natural, a menopausa causa importantes efeitos sobre a saúde feminina. Os efeitos a curto prazo (pré-menopausa) são: ondas de calor, sudorese, palpitação e sensação de tontura. A médio prazo (peri-menopausa) podem ocorrer os seguintes efeitos: atrofia vaginal e cutânea (rugas), alterações urinárias e alterações psicológicas. Os efeitos a longo prazo (pós-menopausa) são alterações ósseas e cardiovasculares. A reposição hormonal consegue contrabalançar alguns efeitos da menopausa mas, uma alimentação saudável e exercícios físicos regularmente são os segredos de uma boa saúde.Derivados da soja podem ajudar a normalizar os níveis de estrógeno, que bagunça a vida de mulheres durante o período fértil e, sobretudo, após a menopausa. Para colocar ordem na casa, inclua alimentos dessa categoria todos os dias em alguma refeição.Uma boa notícia para as mulheres é que as Isoflavonas contidas na soja exercem uma forte atividade hormonal equilibrando as quantidades do hormônio Estrógeno, presente no organismo feminino, podendo amenizar os sintomas da menopausa.Além disso, a soja também atua muito bem na saúde óssea.

Dica: Se você odeia soja em grão, proteína texturizada de soja ou acha tofu super sem graça, tente cozinhar a soja junto com o feijão, o sabor fica bem discreto.

Correria na hora do almoço

Nem sempre dá pra comer direitinho no meio da correria do trabalho. Aquela horinha de almoço muitas vezes se transforma em apenas 20 minutos. Quando não der tempo para uma refeição completa, um lanche saudável também pode ser uma boa opção, evite salgadinhos fritos pois estes são ricos em calorias e pobres em nutrientes.Coma um sanduíche em que tenha uma hortaliça, um queijo, ou pasta de ricota ou uma carne magra grelhada.Uma saladinha completa também é uma excelente opção. O prato do self-service pode muito bem ser substituído por uma generosa porção de salada e uma carne magra.. E não se esqueça: evite permanecer em jejum por mais de 4 horas!

Para levar na bolsa

Carregue sempre com você uma fruta fresca ou porções de frutas secas e barras de cereal. Se no seu trabalho há a opção de armazenar produtos em locais refrigerados.