Primeiramente, você deve ficar longe de dieta com ingestão calórica muito baixa. Você nunca perderá peso permanentemente com estes tipos de dietas. Dietas temporárias só levam a resultados temporários.

Agora vamos dar uma olhada em cada uma das estratégias:

1 - ADOTE UM HÁBITO E NÃO UMA DIETA

O primeiro passo para a perda de gordura permanente tem mais a ver com sua atitude mental do que com sua alimentação ou treino, você deve mudar suas atitudes como um todo. Hábito significa uma coisa duradoura, dietas significam algo momentâneo, temporário. Quando um hábito é adquirido, seja ele bom ou ruim, necessita-se de uma enorme força para quebrá-lo. Seus hábitos devem vir de um comportamento automático, sem muita consciência ou esforço para segui-los.

Estes hábitos devem ser voltados para exercícios e alimentação que você pode manter para o resto de sua vida. Dependendo dos seus objetivos , você pode precisar fazer uma dieta um pouco ou mais restrita algumas vezes, mas você sempre deve manter uma base saudável de hábitos alimentares que nunca irá mudar. Você comerá os mesmos alimentos da sua lista de alimentos saudáveis 

e quando você quiser dar uma “definida”, você simplesmente comerá um pouco menos desses mesmos alimentos e se exercitará um pouco mais.

2. - MANTENHA SEUS MÚSCULOS CUSTE O QUE CUSTAR

O fator mais importante para manter seu corpo como uma “máquina de queimar gordura” é construir e manter massa magra tanto quanto possível. Músculos são a arma secreta para a queima de gordura constante. Quanto mais músculo você tem mais calorias você irá queimar para realizar os mesmos exercícios que as pessoas com menos massa magra. Com mais músculos você queima caloria durante o dia inteiro, até mesmo dormindo.

3 – USE UM PEQUENO DÉFICIT CALÓRICO APENAS

Para perder gordura, você deve estar com um balanço calórico negativo (déficit), isto é fato. Para criar um déficit calórico você pode aumentar sua atividade física, diminuir as calorias ingeridas ou uma combinação dos dois. A maneira mais eficiente para perder gordura e atingir a tão sonhada definição muscular é diminuir a ingestão calórica UM POUCO e aumentar em MUITO a atividade física. A redução calórica recomendada é de 15 a 20% do seu consumo calórico para manutenção do peso.

Por exemplo, se seu consumo calórico diário para manutenção do peso for 2500 calorias, mantenha um consumo de 2000 calorias diárias que será um bom começo.

Obs: Se você tiver dificuldades em saber como saber a quantidade de calorias que está ingerindo diariamente, eu utilizo um aplicativo chamado myfitnesspal (funciona melhor conectado à internet). Particularmente considero o melhor dos aplicativos para cálculo de calorias, você consegue organizar suas refeições, a porcentagem de macronutrientes, o nível de atividade física, dentre outros.

 4 - FAZER EXERCÍCIOS É MELHOR DO QUE FAZER DIETA PARA QUEIMAR GORDURA

Para perder gordura deve haver um déficit calórico, isso é ciência, baseado na leis da termodinâmica e do equilíbrio energético. Entretanto existe mais de uma forma para criar um déficit calórico. Você pode diminuir a quantidade de comida ou aumentar os exercícios, como dito anteriormente. Das duas a estratégia mais eficiente é aumentar o nível de atividade física, ou seja, gerar um déficit calórico através da queima de gordura. Isso porque perder peso apenas com dieta, sem exercício, fará que você perca músculos e acione um mecanismo de “auto-proteção” do corpo. Ironicamente, a maioria das pessoas faz o oposto. Eles restringem absurdamente sua ingestão calórica e fazem muito pouco exercício ou não fazem, porque também não resta energia para isso.

Algumas razões pelo qual fazer exercício é melhor do que fazer dieta para perder gordura:

  • Exercícios, aeróbicos e com pesos, aceleram o metabolismo;
  • Exercícios criam um déficit calórico sem acionar a “auto-proteção” do corpo;
  • Exercícios são bons para a saúde, fazer dieta é prejudicial para sua saúde;
  • Exercícis, especialmente os com pesos, mandam sinais para o seu corpo para manter seus músculos e não usá-los como forma de energia. Fazer dieta sem exercício pode resultar em até 50% de perda de peso vindo de massa muscular magra (leia: seus músculos);
  • Exercícios aumentam as enzimas e os hormônios da queima da gordura
  • Exercícios aumentam a sensibilidade a insulina, fazendo com que os carboidratos sejam queimados como energia e armazenado como glicogênio e não como gordura.

 5 - ESTABELEÇA SUA QUANTIDADE DE CALORIAS DIÁRIA PARA QUEIMAR GORDURA E NUNCA MENOS DO QUE ISSO, NUNCA!

 Apesar do que você pode achar como caloria base, através da sua calculadora de caloria, O American College os Sports Medicine (ACSM) sugere como guia para dietas baixas em calorias, um mínimo de 1200 calorias para as mulheres e 1800 calorias para os homens. Além de um déficit máximo de 1000 calorias abaixo do seu nível de manutenção. Nunca abaixo disso.

 6 - COMA MAIS FREQUENTEMENTE E NUNCA PULE REFEIÇÕES

Aqui cabe a “velha máxima” de comer de 3 em 3h. Regularidade nos seus hábitos alimentares é crucial. Comendo porções menores mais frequentemente, você será capaz de comer mais comida do que sempre comeu. Você perceberá que vai comer mais e ficar cada vez mais magro.

 7 - NÃO MANTENHA UMA INGESTÃO CALÓRICA BAIXA DURANTE MUITO TEMPO

Provavelmente você conhece pelo menos uma pessoa que parece estar sempre em dieta. Elas podem até perder peso, mas elas estão entre as 95% de pessoas que ganham todo o peso novamente. Eles estão sempre fazendo a “dieta da moda” e repetindo o ciclo conhecido como “efeito sanfona”.

 8 - PROCURE PERDER NO MÁXIMO 0,5 A 1 Kg POR SEMANA, SEJA PACIENTE

A melhor maneira de perder gordura para sempre sem perder músculo, é perder peso devagar, dando preferência aos exercícios do que a dietas restritivas. Quando você perde mais de 1kg por semana, é muito provável que você esteja perdendo não só gordura, como, também, uma boa parte de massa muscular. Pense que se você perder mais de 1kg por semana você estará entrando na faixa dos 95% de pessoas que ganham tudo novamente.

Quanto mais lento você perde peso, mais fácil é para manter sua massa magra.

CONCLUSÃO

Não deixe que seu EGO sabote seus esforços a longo prazo. Não confunda perder peso com perder gordura.

Lembre-se: “ A busca pelo SEU corpo ideal é uma maratona, não uma corrida de 100 metros.

Referência: Livro "Burn the fat, feed the muscle" - Tom Venuto