Os alimentos fazem parte da vida diária de todos os seres humanos, eles são responsáveis por abastecer e nutrir o corpo com todos os nutrientes necessários.

Você já ouviu falar que somos o que comemos? Não é à toa... Tudo o que comemos vai direto para o nosso corpo e formam a base primordial do nosso organismo.

Por conta disso devemos saber a propriedade que está por trás de cada alimento, nosso corpo é responsável por tudo o que fazemos diariamente, dependemos dele para realizar todas as nossas atividades rotineiras como, por exemplo, afazeres de casa, trabalho, escola, faculdade, todos os tipos de exercícios físicos e mentais.

Então, nada mais justo que cuidar dele e zelar por sua saúde ingerindo alimentos saudáveis que sejam benéficos para o seu bem-estar.

Os alimentos também são responsáveis pela melhoria do nosso corpo, eles podem funcionar como remédios e combater quaisquer males, inflamação, sofrimento, dor, enfermidades, entre outros agentes maléficos que estão sempre agindo e assombrando nosso corpo.

Para isso vamos listar as 10 dicas de alimentos saudáveis benéficos para o seu bem-estar, responsáveis por melhorar a sua saúde e consequentemente o corpo, a mente, o espírito, ou seja, a melhoria de vida.

1. Legumes;

2. Limão;

3. Chá verde;

4. Chocolate amargo;

5. Frutas oleaginosas;

6. Salmão;

7. Sardinha;

8. Azeite

9. Abacate;

10. Frutas vermelhas.

Agora que você já conhece a lista de alguns desses alimentos benéficos à sua saúde, vamos ver como eles agem em seu organismo? Como e porque eles são benéficos à sua saúde? E de que maneira podem melhorar o seu bem-estar? Então, vamos a eles!

Dica 1- Legumes

Os legumes estão sempre presentes na mesa das pessoas no mundo todo, sua apreciação dá vida e cor nas refeições do dia-a-dia.

Você sabia que além de colorir e enriquecer os pratos preparados no almoço e na janta, ele também enriquece seu corpo com suas propriedades?

Sim, ele é rico em muitos nutrientes benéficos ao corpo, vamos conhecer alguns deles:

Brócolis
Além de ser uma delícia, o brócolis possui atributos anticancerígenos, antioxidante e ajuda na redução do colesterol. Ele é ricoem vitaminas A e C, contém fibras e diversos sais minerais como cálcio, potássio, selênio, ferro e cromo. Combate o câncer de cólon e mama, próstata e pulmão.

Espinafre:

Este legume contém propriedades antioxidantes e que auxilia no combate ao cálculo renal, pressão arterial, diarréias e artrite. É rico em vitaminas B e A, possuindo uma variedade de minerais como o fósforo, cálcio, ferro, betacaroteno e folatos. É bastante indicado para pessoas com anemia e em estado de desnutrição.

Beterraba:

Esta maravilha possui características que ajuda a combater a perda em excesso de líquidos, problemas de fígado, prisão de ventre e anemia. É rica em vitaminas A, B, C e em sais minerais como magnésio, zinco, ferro, potássio e sódio.

Dica 2- Limão

O limão é uma fruta cítrica rica em vitamina C, PP, complexo B, provitamina A e vitamina A. Também contém diversos sais minerais como fósforo, ferro, silício, cobre, magnésio, iodo e cálcio.

Nele também podemos encontrar ácidos cítricos, mático, ácido acético, fórmico e citrados de sódio e potássio. É quase impossível listar todas as propriedades dessa fruta que tanto utilizamos, seja como um refresco ou como um tempero de carnes e saladas.

Não é a toa que com todas essas características, o limão é um ótimo aliado para fortalecer o sistema imunitário, equilibrar os níveis de PH, tem benefícios diuréticos também, hidrata o sistema linfático, ajuda na perda de peso, refresca o hálito, ajudando inclusive na digestão.

Uma boa dica para usufruir dos benefícios dessa fruta é beber o sumo do limão todas as manhãs. O modo de preparar é muito fácil, basta encher pela metade um copo de água e espremer meio limão. Aproveite para comprovar os milagres que o limão pode realizar.

Dica 3- Chá verde

Chá verde é um antioxidante maravilhoso, é composto por epicatequina, epicatequinagalato, catequina, epigalocatequinagalato e pro-antocianidinas.

Tudo isso faz com o chá verde possua muitos benefícios para a saúde. Um deles é que ajuda na regulação do nível de glicose no corpo e reduz o aumento de açúcar no corpo, sendo indispensável, portanto para pessoas com diabetes.

Com a sua propriedade antioxidante, o chá verde é indicado também contra o câncer, ajudando o corpo a proteger as células saudáveis a não ficarem afetadas, destruindo as células cancerígenas.

Talvez um dos mais famosos benefícios do chá verde é que ele ajuda a perder peso, através da sua propriedade que faz acelerar o metabolismo. Ele é perfeito para quem procura emagrecer, sendo uma fonte de polifenóis, dissolvendo os triglicerídeos presentes no corpo.

Dica 4- Chocolate Amargo

Essa é sem dúvida a dica mais deliciosa desta matéria e pode comemorar, porque essa maravilha também possui propriedades benéficas para a sua saúde.

Entre os benefícios, é possível citar que o chocolate amargo ajuda a fortalecer o coração, diminui o risco de sofrer acidente vascular, melhora a circulação do sangue e é muito eficaz como um antidepressivo, por estimular a serotonina que combate com a ansiedade e depressão.

Dica 5- Frutas oleaginosas

Cada vez mais estudos científicos vêm mostrando que os benefícios das frutas oleaginosas são importantes para a redução de doenças cardíacas, diabetes tipo 2, cálculos biliares, diminuição do colesterol e pressão arterial.

Mas quais são as frutas oleaginosas?

Amêndoas, castanha-de-caju, nozes, castanha-do-pará, pistache, avelãs, entre outras. Estas frutas possuem alto valor energético, sendo ricas em fibras, sais minerais, compostos fenólicos e fitoesteróis.

Seus fitoquímicos estão associados a características anti-inflamatórias, antioxidantes, anti-proliferativas e antivirais.

Dica 6- Frutas vermelhas

Framboesa, amora, morango, cereja, melancia, entre outras, são frutas vermelhas. Mas você sabia que elas possuem diferentes fitonutrientes que ajudam na regulação do organismo? Vejo alguns casos abaixo:

Morango

Esta beldade previne doenças cardíacas, câncer, reduz o nível de colesterol, anemia e doenças de pele. É uma fruta ricaem fibras, vitaminas B5 e C e sais mineiras, como o potássio e ferro.

Framboesa

Além de gostosa, esta fruta auxilia no tratamento de inflamações de gengivas, garganta, hemorroidas, doenças dos rins, fígado e reumatismo. É rica em vitaminas A, B1, B5 e sais minerais como o magnésio, potássio, cálcio e ferro.

Melancia

Esta fruta possui propriedades genuínas, atuando na prevenção do câncer, na limpeza do intestino, estômago, ajuda na obesidade e na eliminação de ácido úrico. É rico em vitaminas C e complexo B, possuindo também diversificados sais minerais como o fosforo, potássio, betacaroteno, magnésio e cálcio.

Dica 7- Azeite

Um dos alimentos mais presentes no cotidiano alimentício das pessoas é o azeite. Você sabia que ele oferece vários benefícios para a saúde e nutrição do corpo? O azeite de oliva é um alimento saudável parceiro da saúde e do bem-estar, suas propriedades são magníficas e pode ser utilizados em todos os pratos que você preparar, como na salada, no peixe, no preparo do frango, massas, carne, entre outros preparos. Abaixo vejam seus benefícios:

- Previne doenças cardíacas: as propriedades do azeite de oliva ajudam na prevenção de enfermidades cardíacas, pois, seu ácido gordo monoinsaturado auxilia na redução do colesterol ruim o LDL, dessa maneira deixando as artérias do corpo livres e sem nenhuma obstrução.

Ele também possui antioxidantes que fortificam e regulam os batimentos do coração.

- Previne o câncer: por ser rico em Omega-3, o azeite de oliva reduz o crescimento de células cancerígenas no corpo, assim prevenindo o câncer.

- Hidrata e cuida da pele: seus antioxidantes como as Vitaminas A e Vitamina E, agem contra os radicais livres que deterioram o tecido epitelial, as células da pele. Assim mantendo-a sempre viva, minimizando as rugas e prevenindo o envelhecimento. Ele também possui propriedades hidrófilas agindo diretamente no corpo hidratando a pele

- Aumento o crescimento capilar: sua propriedade antioxidante também auxilia no crescimento capilar, hidratando os fios, deixando-os macio, suaves e com brilho. Seu óleo utilizado diretamente no couro cabeludo, ajuda no tratamento do couro, estimulando o crescimento do cabelo.

- Previne contra a perda de memória: no que se trata dos benefícios ao cérebro, o azeite de oliva possui gorduras monoinsaturadas que reduz o aparecimento de déficit cognitivo, os males que agem deteriorando a memória. Por esse motivo sua ingestão é necessária e benéfica ao tratamento da cognição.

- Previne contra a diabetes: os antioxidantes, vitaminas, o ferro, as gorduras monoinsaturadas presentes no azeite de oliva ajudam no tratamento do diabetes. Suas propriedades reduzem o nível de açúcar no sangue e as inflamações das células betas que são as responsáveis por produzir a insulina no pâncreas, assim prevenindo o diabetes.

- Ele também reduz a pressão arterial, ajuda na digestão e fortalece os ossos.

O azeite de oliva é um alimento saudável e benéfico ao corpo e possui uma infinidades de benefícios para a sua saúde, por esse motivo seu consumo diário ao menos 3 colheres diárias são de extrema importância.

Agora que você já conhece os benefícios dos alimentos listados a cima que tal começar a cuidar do corpo e da mente da maneira mais divertida que existe? Comendo! Prepare seus alimentos com consciência e cuide do seu bem mais precioso a sua vida.

Se você gostou deste artigo, acompanhe nossas dicas no www.bikeloko.com.br/dicas.