Controlar o próprio orçamento não é nada difícil, quando você consegue se organizar. Saber o quanto você ganha é o primeiro passo para saber quanto gastar e quanto economizar para alguma aplicação financeira.

Confira as 6 dicas de educação financeira que proporcionarão o controle da sua vida e darão tranquilidade para as suas noites de sono:

1. Mantenha um controle de Receitas e Despesas

O controle de Receitas e Despesas é essencial para uma empresa e para qualquer pessoa. Saber onde você investe seu dinheiro é manter controle sobre ele. Se você não tem conhecimento de planilha eletrônica, não há problema algum: faça num caderno e o mantenha atualizado.

Mas, conhecer uma planilha não é bicho de sete cabeças. Você pode encontrar inúmeros modelos para manter esse controle, com lançamentos fáceis de serem feitos e dividindo as despesas por suas categorias. Assim você pode ter uma ideia de onde está gastando mais e como economizar.

2. Compre aquilo que tem certeza de vai usar

Não fique comprando à toa, só para satisfazer seus desejos ou para encobrir alguma insatisfação. Pense, planeje e faça compras daquilo que você realmente vai utilizar no seu dia a dia, que seja útil de alguma maneira para você.

A compra de supérfluos, principalmente em épocas de recessão, é jogar dinheiro fora. O uso correto do dinheiro rende lucros. Faça com que sempre tenha algum dinheiro sobrando no final do mês e, com satisfação, pense: esse vai para a poupança.

3. Não compre por impulso

Quando você tem necessidade de comprar algo, não compre na primeira loja disponível. Utilize um pouco mais as pernas, pesquise, procure, pechinche. Sempre alguma coisa você ganha com isso.

Muitas lojas oferecem os produtos com variação incrível de preços. Para você ter uma ideia, quando se trata de materiais escolares, a variação pode chegar a 300%. Não custa nada você utilizar o seu tempo numa caminhada à procura do preço justo. Além do quê, isso vai fazer bem para suas pernas e circulação sanguínea.

4. Mantenha controle sobre o cartão de crédito

O cartão de crédito é um facilitador para as compras, mas também pode ser uma armadilha. Se você não souber utilizar, não terá dinheiro para o pagamento da fatura integral no vencimento, e os juros são extorsivos. O cartão de crédito sempre oferece algum benefício que você pode utilizar, até mesmo crédito de milhas aéreas. E, se você não tem intenção de viajar, não se preocupe: as suas milhas aéreas valem dinheiro e podem ser vendidas.

Utilize com sabedoria o cartão e tenha benefícios, não dores de cabeça. Existem situações mais vantajosas, aproveite-as.

5. Aproveite os descontos

Liquidações e descontos estão em alta, em qualquer época do ano. Se você tem um bom planejamento, pode fazer alguma compra que será necessária no futuro até pela metade do preço.

Preste atenção às liquidações e descontos disponíveis, isso ajuda a manter as finanças em ordem.

6. Planeje o futuro

Depois de dois meses mantendo o controle financeiro, você já pode ter uma ideia geral de quanto gasta e de como utiliza seu dinheiro. Isso vai lhe dar possibilidade de planejar o seu futuro.

Dependendo de quanto você conseguiu economizar nos dois primeiros meses, você pode fazer um plano para os próximos meses, verificando quanto poderá economizar. E, com essa economia, usar o dinheiro guardado com toda a sabedoria possível.

Artigo por Invista Franquia (www.invistafranquia.com.br)