www.naturaleancestral.com.br

 

As 11 deficiências de nutrientes mais comuns:

Esse texto é longo, mas muito válido para quem está de olho na saúde, e que já descobriu que informações consistentes e prevenção, são bem mais fáceis de gerenciar que algo que já somatizou ( danificou o corpo )...  Então, boa leitura:

 Se você se alimenta bem, se tiver uma dieta equilibrada, com grande variedade de frutas, legumes, verduras, peixes, sementes e demais nutrientes, você é uma exceção, parabéns !

A realidade da maioria das pessoas é bem diferente: Alimentação corrida, pouca variedade,  alimentos congelados,  excesso de alimentos industrializados, alimentos com agrotóxicos, dentre outros fatores, fazem com que você tenha grandes chances de ter importantes nutrientes faltando no organismo. E cada um deles trás prejuízos específicos.

Sua idade, bem como certas condições de saúde ( como por exemplo problemas digestivos ) também podem afetar a capacidade do seu organismo de absorver os nutrientes da sua alimentação.  Além disso mesmo que você se alimente bem. uma questão que é pouco observada pelas pessoas, é o fato de onde e como o alimento foi cultivado.  Isso pode influir significativamente na quantidade dos nutrientes que ele possui.

Qualidade do solo, tempo de armazenamento e processamento, pode significar grande diferença nos níveis de certos nutrientes da sua alimentação.

 

Vamos verificar as 11 deficiências nutricionais mais comuns e como lidar com elas:

#1) Vitamina D:  Deficiência de vitamina D prevalece em pessoas de todas as idades, especialmente aquelas que usam constantemente protetores solares com altos fatores ( o protetor solar bloqueia a produção de vitamina D ) ou em pessoas que têm atividades ao ar livre limitadas.  Pesquisadores estimam que 50% da população em geral está em risco de deficiência de vitamina D, e esse percentual sobe nas populações de maior risco como os idosos e as pessoas de pele mais escura.

Alguns sinais que podem indicar que você pode ter deficiência de vitamina D, incluem obesidade, ossos doloridos, sudorese excessiva na cabeça, e baixa imunidade. Você pode ter níveis baixos de cálcio no sangue que pode levar ao amolecimento dos seus ossos. Com níveis muito baixos de vitamina D também pode ter menos força em seus músculos e ter dificuldades em se mover.  O exame de sangue que mede a vitamina D é chamado de 25(OH)D.  O número em unidades de ng/ml, aceitável em nosso organismo é de 50 ng/ml. Esse número é baseado nos índices americanos e dos Institute of Medicine, a Endocrine Society e o Vitamin D Council.

 

Como otimizar sua absorção de vitamina D:

Exposição ao sol de forma sensata ainda é a melhor maneira de prover vitamina D. Porém para que isso seja possível é necessário expor grandes porções de pele, como as costas, tórax, pernas e braços. E ao contrário da crença popular o melhor momento para estar no sol para produção de vitamina D é perto do meio-dia.  Isso ocorre porque durante esse horário os raios UVB são mais intensos.  Quanto mais o sol se põe em direção ao horizonte, mais os raios UVB necessários para a produção da vitamina D são filtrados.  Para ter contato com essa exposição sem problemas, basta ser cauteloso: Você só precisa de exposição suficiente para que a pele começa a ficar bem aquecida, não necessitando mais que isso.  Ou seja, exposições rápidas no horário correto, regularmente.  Até porque mais exposição que isso é totalmente desnecessário, uma vez que quando você chegar a este ponto, seu corpo não irá mais querer produzir qualquer vitamina de adicional, devido ao seu mecanismo de auto regulação, sendo que qualquer exposição além dessa só iria casar causar danos e prejuízos para sua pele.

Evitar alimentos processados é outra consideração importante, uma vez que estes tendem a ser carregados com o herbicida glifosato, usado na maior parte das culturas de alimentos convencionais e geneticamente modificado. O glifosato tem sido demonstrado como interferente nas enzimas responsáveis pela ativação da vitamina D no fígado e nos rins.

#2 ) Gorduras ômega 3:  Baixas concentrações de gorduras ômega 3 estão associadas ao aumento no risco de várias doenças, tais como doenças cardiovasculares, câncer, depressão, artrite reumatoide, mal de Alzheimer e diabetes, apenas para citar alguns. 

A dieta da maioria das pessoas inclui muita gordura ômega 6 ( óleos vegetais processados ), que é considerada gordura inflamatória e pouco ômega 3 que são consideradas gorduras anti-inflamatórias.  Os sinais que indicam que o seu ômega 3 em relação ao ômega 6 podem estar fora de equilíbrio no seu organismo incluem pele seca e escamosa, caspa, cabelo seco, unhas quebradiças ou moles, fadiga, cólicas menstruais excessivas. Sardinhas são uma das fontes mais concentradas de ômega 3 e, na forma de suplementos, o óleo de Krill.

#3 ) Vitamina K2:  A vitamina K2 é tão importante como a vitamina D para uma ótima saúde.  É essencial para a força dos ossos, para a saúde das artérias e vasos sanguíneos e desempenha papéis também em outros processos biológicos, bem como a renovação dos tecidos de crescimento celular, gravidez saudável e prevenção de câncer.  A vitamina K2 é um importante complemento para vitamina D, sem os quais a vitamina D não pode funcionar corretamente. A ação biológica da vitamina K2 também é prejudicada pela falta de vitamina D, ou seja, você precisa sempre considerar esses dois nutrientes em conjunto.  A vitamina K2 só está presente no processo fermentado dos alimentos. Ela é produzida por certas bactérias durante o processo de fermentação.  Exemplos de alimentos que são naturalmente os ricos em vitamina K2 incluem o natto, ( natto é um produto feito com grãos de soja fermentado. Ele já vem sendo produzido e consumido pelos japoneses há mais de mil anos ).  Outras fontes mais acessíveis de vitamina K2 incluem os produtos lácteos crus como certos queijos, manteiga de Kefir.

#4 ) Magnésio:  O magnésio é o quarto mineral mais abundante no seu corpo mas estima-se que 80% das pessoas tem deficiência dele.  Sem quantidade suficiente de magnésio no seu corpo, nosso organismo simplesmente não pode funcionar bem. Os níveis de magnésio celulares insuficientes criam um cenário para a deterioração das funções metabólicas adequadas, que normalmente criam uma bola de neve para problemas de saúde mais significativos.  Pesquisas detectaram mais de 3.750 ligações de magnésio sobre proteínas humanas, refletindo o quanto é importante este mineral em um grande número de processos biológicos. Por exemplo, o magnésio desempenha um papel no processo de desintoxicação do seu corpo, sendo por consequência extremamente importante para minimizar os danos a partir de produtos químicos ambientais, metais pesados e outras toxinas.  Porém mesmo a glutationa considerado por muitos como o antioxidante mais poderoso do seu corpo, requer magnésio afim de ser produzido.

O Magnésio também desempenha um papel importante na prevenção de enxaqueca, doenças cardiovasculares incluindo hipertensão arterial, ataques cardíacos, acidentes vasculares e morte súbita cardíaca.  Baixos níveis de magnésio também são consistentemente encontrados em pessoas com insulina elevada. Pesquisas sugerem que a ingestão de magnésio também pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver diabetes.

Boas fontes de magnésio incluem dieta variada, com abundância de vegetais de folhas verde escuras.  Algas e folhas  como as do espinafre ou acelga podem ser excelentes fontes de magnésio, assim como alguns grãos, nozes e sementes como semente de abóbora, girassol e gergelim.  Abacate também contém bons níveis de magnésio.

#5 ) Vitamina B12:  A vitamina B12 ( cobalamina ) é conhecida também como vitamina da energia. Nosso corpo sintetiza um grande número de funções vitais, incluindo produção de energia, formação do sangue, síntese de DNA dentre outros, e a vitamina B12 está presente em quase todos esses processos. Cerca de 1 em cada 4 adultos têm carência desse nutriente importante e quase metade da população mundial têm níveis de B12 abaixo do desejado.

Os sinais característicos que indicam deficiência de vitamina B12 incluem: "Névoa" ou confusão mental, problema de memória, alteração de humor, apatia, fadiga, fraqueza muscular e formigamento nas extremidades.  Infelizmente, os sintomas da deficiência de B12 podem não se apresentar durante anos por isso, quando você notar os sintomas você já pode estar com bastante deficiência e durante longo tempo desse nutriente.

A Vitamina B12 está presente de forma natural apenas em fontes animais de comida ou seja, amplamente encontrado em carne fígado salmão camarão frango, ovos, queijo cottage, queijo parmesão, ostras, lula. Se você segue uma dieta vegana, você pode e deve considerar suplementos de B12, de fontes confiáveis.  Ao escolher usar alimentos enriquecidos ou suplementos de B12, os veganos irão obter vitamina B12 da mesma fonte que todos os outros — microorganismos — sem causar sofrimento a nenhum ser senciente nem causar danos ambientais.

#6 ) Vitamina E:  A vitamina E é particularmente importante para a saúde do cérebro, mas também ajuda a manter os níveis normais de colesterol e proteger contra danos dos radicais livres e os efeitos normais do envelhecimento.  Pesquisas recentes advertem que a deficiência de vitamina E pode na verdade causar danos cerebrais, enquanto os estudos também descobriram que a suplementação com ela pode ajudar a retardar a perda da função cognitiva em indivíduos com doença de Alzheimer.

Os suplementos de vitamina E na maioria das vezes vendidos nas lojas, é uma forma sintética da vitamina que realmente não deve ser usada, se você quiser efetivamente ter benefícios dessa vitamina.  Para saber o que você está comprando leia atentamente o rótulo:  A vitamina E natural é sempre listada com uma das seguintes formas: d-alfa-tocoferol, beta-d-tocoferol, etc... "D-"

Já a vitamina E sintética é listado como formas "DL-"

A melhor maneira de garantir que seu corpo está recebendo o espectro completo de vitamina E, e de forma seu corpo será beneficiado com isto, é fazer escolhas alimentares inteligentes.  Boas Fontes alimentares de vitamina E incluem nozes, avelãs, amêndoas, pecans, sementes como sementes de girassol, azeite, legumes e vegetais verdes como espinafre e brócolis.

#7 ) Vitamina A: A vitamina A é uma vitamina solúvel em gordura que é essencialmente importante para a manutenção da pele saudável, dos dentes, dos ossos, das membranas celulares, e da visão.  Vitamina A assim como a vitamina D também é essencial para o sistema imunológico. Ambas trabalham em conjunto, e existem evidências que sem vitamina D, a vitamina A pode ser ineficaz, mas se você estiver deficiente em vitamina D, a vitamina A também pode não funcionar corretamente, ou seja, o equilíbrio entre essas duas vitaminas é essencial.

Para que este equilíbrio seja eficiente entre vitamina A e vitamina D, a melhor forma é você ter uma dieta balanceada, com vegetais coloridos todos os dias e ter uma exposição ao sol eficiente como já mencionado anteriormente.

#8 ) Iodo: O Iodo é um nutriente muito importante encontrado em todos os órgãos e tecidos, e muitas pessoas são deficientes nesse nutriente.  Em todo o mundo acredita-se que até 40% da população está em risco de deficiência de iodo.  Além de ser essencial para a função saudável da tireoide e de um metabolismo eficiente, há evidências crescentes que a baixa taxa no organismo está relacionada a inúmeras doenças, incluindo o câncer.  A deficiência de iodo ou insuficiência em qualquer um desses tecidos vai inevitavelmente conduzir a disfunção e mal funcionamento do mesmo. 

Alguns desses sintomas abaixo podem fornecer pistas que você não está recebendo iodo suficiente na sua dieta:

- Glândulas Salivares: Incapacidade de produzir saliva produzindo boca seca constantemente;

 - Pele: Pele seca e falta de transpiração;

 - Cérebro: Diminuição do estado de vigília e QI reduzido;

- Músculos: Nódulos, cicatrizes doloridas, dor, fibrose e fibromialgia.

As fontes de Iodo:

Produtos de origem marinha, como as ostras, os moluscos, mariscos e os peixes de água salgada. Alguns alimentos dependem do solo onde foram cultivados ou, no caso de alimentos oriundos de fontes animais, do solo onde os animais pastaram ou das rações com que foram alimentados, neste caso podemos citar o leite e os ovos.

Desde 1953 foi adotada a lei número 1944 de 14 de agosto que fala da obrigatoriedade em adicionar iodo ao sal de consumo humano e em 1956, com o decreto número 39814 de 17 de agosto, a iodação do sal foi expandida para todo o território nacional e atribuiu ao Ministério da Saúde a responsabilidade pela importação dos suplementos iodados.

#9 ) Cálcio: O cálcio é um dos vários nutrientes necessários para ossos fortes e saudáveis.  No entanto é importante não exagerar nos suplementos de cálcio.  O cálcio em nosso organismo deve ser equilibrado com a vitamina D, K2 e magnésio, ou então ele pode fazer mais mal do que bem.  A falta de equilíbrio entre esses nutrientes estão associados ao aumento do risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.  Por exemplo se você tem muito cálcio e não tem magnésio suficiente no organismo, os músculos tendem a entrar em espasmos, e isso tem consequências graves, particularmente ao coração.  Quantidades excessivas de calcio sem magnésio suficiente, podem levar um ataque cardíaco e morte súbita. E você também precisa de vitamina K2 para otimizar os benefícios do cálcio.  O papel fisiológico da vitamina K2 e remover o cálcio de áreas onde não deve estar, como em suas artérias e tecidos moles e removendo para áreas apropriadas, como seus ossos e dentes.

Uma das melhores maneiras para obter boa saúde dos ossos e dentes, é consumir uma dieta rica em alimentos integrais, frescos e crus que maximizam os minerais naturais, de modo que assim o seu corpo terá as matérias primas necessárias para fazer o que foi projetado para fazer. 

Boas fontes de cálcio são leite cru de vacas criadas em pastagem, ( que comem as plantas com  fontes de cálcio ),  vegetais de folhas verde e o miolo de citrinos.  Para uma melhor utilização do cálcio no seu organismo você também precisa de fonte de sílica e magnésio, que alguns pesquisadores dizem ser necessário para transmutar o cálcio pelo seu corpo para o tipo de cálcio que os seus ossos podem usar.  Boas fontes de sílica são pepinos, pimentões, tomates e uma série de ervas, incluindo palha de aveia, alfafa, e cacau.

#10 ) Ferro: O ferro é essencial para a vida humana uma vez que é parte fundamental de várias proteínas enzimas envolvidas no transporte de oxigênio e regulação do crescimento e diferenciação celular, entre muito outros usos.

Um dos papéis mais importantes do ferro é fornecer hemoglobina  (a proteína existente nas células vermelhas do sangue )  permitindo o mecanismo através do qual liga-se oxigênio e leva-o ao longo dos seus tecidos, pois sem oxigenação adequada as células rapidamente começam a morrer.  Se você tem pouco ferro você pode experimentar fadiga, diminuição da imunidade e anemia por deficiência de ferro que pode ser grave se não for tratada.  Isso é comum em crianças e mulheres na pré menopausa.

Enquanto deficiência de ferro afeta mais de um quarto da população mundial, é igualmente perigoso ter muito ferro. Níveis elevados são bem comuns ou até mais do que a deficiência de ferro, graças a uma doença hereditária conhecida como hemocromatose, uma das doenças genéticas mais comuns nos Estados Unidos.  Se você tem mais ferro do que seu corpo precisa para satisfazer as exigências de hemoglobina,  o resto torna-se um excedente e uma vez que seu corpo tem uma capacidade limitada para eliminar ferro, ele pode acumula-lo com consequências potencialmente letais.  O ferro é um estressor oxidante muito potente. A oxidação causada por excesso de ferro faz com que os perigosos radicais livres se formem, o que pode causar danos significativos em suas células e aumentar o risco de doença cardíaca, por danificar o revestimento interno dos vasos sanguíneos, além dele também danificar seu DNA e promover doenças como câncer.

Teste de ferritina: Um importante teste para sua saúde preventiva:

Felizmente verificar os níveis de ferro é fácil e pode ser feito com um simples exame de sangue chamado teste de ferritina sérica.  Esse teste é bastante importante, e deve ser feito regularmente como parte de um programa de saúde preventiva proativa.  Testes medem a molécula que transporta o ferro, uma proteína que se encontra no interior da célula chamada Ferritina.  A faixa saudável de ferritina encontra 20 e 80 ng/ml.  Se os seus níveis de ferritina são baixos, isso significa que seus níveis de ferro também são baixos.  Abaixo de 20 ng/ml é um forte indicador que você é deficiente em ferro, e acima de 80 ng/ml sugere que você tem um excedente de Ferro.

#11 ) Colina: A colina é uma vitamina B conhecida pelo seu papel no desenvolvimento do cérebro.  É o precursor do neurotransmissor acetilcolina, que desempenha papel tanto no controle muscular como da memória. A colina é também importante para a saúde das membranas celulares, pois tem propriedades anti-inflamatórias. Estima-se que 90% da população mundial pode ter deficiência em colina.  Alguns dos sintomas associados com seus níveis baixos,  incluem problemas de memória e cérebro “nublado” persistente ( dificuldade de raciocínio ).  Seu corpo só pode sintetizar pequenas quantidades desse nutriente, então você precisa obtê-lo em sua dieta.  Boas fontes de Colina incluem produtos de origem animal, portanto se você segue uma dieta vegana ou vegetariana precisa ficar de olho para ver se não está em deficiência desse elemento.  Outras boas fontes de Colina são germe de trigo, couve de Bruxelas, brócolis e salmão selvagem ( criado em água gelada ) e leite cru.

 Gostou ? Curta nossa página no Facebook, indique quem você ama !

Veja mais artigos relevantes a sua saúde em:

www.naturaleancestral.com.br  e

facebook.com/naturaleancestral

Fontes:

http://vitaminadbrasil.org/

http://www.endocrino.org.br/

www.foodmatters.com

www.wikipedia.com

https://pt.wikipedia.org/wiki/Defici%C3%AAncia_de_iodo