O CUBISMO E A TÉCNICA DA COLAGEM 

O Cubismo foi um movimento que surgiu  no séc. XX, tendo como seus principais representantes Pablo Picasso, Georges Braque e Juan Gris., sendo influenciado pelas mascaras africanas e as  teorias de Cezanne, que tratava as formas da natureza como geométricas.

Neste período, muitos inventos estavam aparecendo e revolucionando a humanidade: os carros, por exemplo, surgiram por volta de 1908. Agregadas às transformações políticas e sociais, as modificações mudaram a burocracia dos episódios e, como implicação, a visão dos artistas a respeito do espaço da cotidianidade.

Esse período foi dividido em duas fases: a analítica, em 1909, e o sintético, em 1911. De acordo com Eliana Vilela dos Reis(2010), ao se referir sobre essas etapas diz:

“A vertente analítica caracteriza-se pela decomposição dos elementos que fazem parte da obra, com a preocupação de se oferecer a visão total de todos os ângulos e lados, numa sequência de planos sucessivos e sobrepostos. O Cubismo sintético procurou reconstituir a figura, tornando-a reconhecível, e incluiu elementos  como vidro, metais, pedaços de madeira, letras, números e objetos, com a intenção de tornar a pintura não só visual, mas também provocadora de sensações táteis.”P.127

 

No analítico é estudado a forma e os espaços, entrando as composições geométricas, momento o qual as cores tinham tendência a monocromia, e, no sintético, as cores se tornam mais vivas, e nesta fase também é desenvolvida a técnica da Colagem.

A autora Graça Proença (2008) fala:

“ Outra derivação da tendência Cubista foi chamada de Colagem, pois introduziu na pintura letras, palavras, números, pedaços de madeira, jornais, vidro e metal, isto é, fragmentos, reais ou representados, de objetos retirados diretamente do cotidiano vivido pelas pessoas”.

 

Através do emprego cada vez mais espontâneo de materiais diversificados, não só papel, esses fragmentos dão  procedência a artefatos em relevo e formação de peças tridimensionais.

 

# PRINCIPAIS ARTISTAS DO CUBISMO:

Pablo Picasso: desenhista, escultor e pintor espanhol e também se dedicou a poesia. Pintou desde muito jovem até próximo a sua morte, viveu durante 92 anos, sendo considerado um dos maiores artstas do século XX. Suas obras cubistas se dividem em três fases:

Fase azul: predomina as cores azul e verde, se caracteriza por temas mais sombrios, retratando a tristeza e melancolia dos mais pobres.

Fase Rosa: predomina as cores rosa e laranja, se caracteriza por temas mais alegres, em que pinta acrobatas e arlequins.

Fase Africana: Inspirado nas máscaras africanas, ao descobrir que o artista negro não pinta ou esculpe de acordo com as tendências de um determinado movimento estético, mas com uma liberdade muito maior, esse período foi inaugurado com o quadro Les Demoiselles d’ Avignon, considerado o marco  do movimento cubista.

Georges Braque: escultor e pintor francês, conviveu muito com Picasso, entre suas principais obras temos:violino e cântaro,e mulher com violão.

Juan Gris: foi um dos principais representantes da técnica da colagem dentro do cubismo. Exemplos de obras do artista têm: Natureza morta com fruteira e garrafa d’água.

 

OBS.: No Brasil, não existe nenhum pintor brasileiro considerado cubista, pois essa técnica era utilizada apenas para estudo, no entanto, muitos artistas modernistas nacionais foram influenciados por esse movimento.