USO DA URINA NO TRATAMENTO DA CONJUNTIVITE 

A conjuntivite é uma doença que afecta a visão humana e é caracterizada pelo estado vermelho dos olhos e lacrimejante. A sua principal causa tem sido o contacto directo dos olhos com várias substâncias irritantes, razão pela qual é considerada como sendo uma doença de natureza higiénica.

Nas sociedades mais desenvolvida, onde a procura de laboratório medico não causa preocupação, o tratamento da doença é feito mediante o uso de antibiótico como tetracyline (em pomada ou liquido). Em algumas sociedades menos desenvolvida as populações utilizam a urina como medicamento.

De antemão sabe-se que a urina é uma substância rejeitada pelo organismo humano, então como se explica o facto de uma determinada substância rejeitada, ser utilizada para o tratamento de uma série de injecções.

Se formos a analisar a ideia de alguns pensadores, tudo na natureza é útil, desde que seja aplicado com propósito claro e bem conhecido.

 Verificando a sua composição química da urina, ela é composta principalmente de água, fosfato, sulfato, amónia, magnésio, cálcio, ácido úrico, creatina, sódio, potássio e outros elementos.

A presença de enumeras substância na urina pode estar na razão da cura de várias doenças, como o caso da conjuntivite, pois na sua composição química apresenta substâncias de enormes diversidades e funções. 

É importante ainda salientar que nem toda urina é boa. A urina normal deve apresentar a cor clara e amarelada, caso contrário só determinações químicas das suas características é que podem ditar alguma irregularidade. 

Por: Amarildo Erasmo José de Oliveira