O seguro de vida é altamente recomendado para pessoas que, são consideradas chefes de família, ou que colaboram com o mantenimento de uma família, pois diferente da previdência privada que é uma poupança á longo prazo, o "Seguro de vida " é uma cobertura de risco, que garante á algum dependente ficar livre de problemas financeiros, ou seja, certa quantidade de dinheiro irá para essa pessoa. Outra diferença, importante de ser apontada é que o seguro de vida é mais caro, pois cobre maior gama de fatalidades, enquanto seguros como o de acidentes cobrem apenas mortes e invalidez.

As obrigações do segurado são: prestar informações corretas para criar o valor do prêmio (o valor pelo qual o segurado paga para obter a garantia do seguro e que é recebido pela seguradora como pagamento por ela estar assumindo o risco) de seguro. Ao pagamento das parcelas e a comunicação imediata à seguradora na hipótese de sinistro, que é a ocorrência do evento danoso previstos na contratação do seguro. Os valores dos prêmios dos seguros não são fixos, podem variar de empresa para empresa.

O prazo é de 30 dias para a seguradora pagar a indenização. Este prazo começa a contar da data de entrega de toda a documentação solicitada ao segurado.