Especialistas indicam que, para obter melhor custo/benefício ao viajar, é necessária muita pesquisa e os mais diversos cuidados. Outra dica é sempre procurar por pacotes de viagens ou promoções que tragam algumas vantagens que a compra separada não traria. Um conceito relativamente novo que parece ter virado moda entre os turistas é a compra coletiva.

Por intermédio de uma empresa, várias pessoas compram o mesmo produto “de uma vez” e obtêm descontos. É dessa forma que funciona o serviço de compras coletivas. Sendo assim, um site negocia com quem quiser vender um serviço ou um produto e está disposto a dar um bom desconto no caso de atingir um número interessante de compradores. É nesse ambiente que clientes dizem encontrar boas promoções em restaurantes, casas de show e oportunidades de viagem interessantes como passagens aéreas em promoção para Bariloche ou pacotes para Cancun.

Entretanto, analistas de mercado e pesquisadores alertam para alguns cuidados ao usar esse tipo de site. O problema mais reportado é a data de validade. Há casos em que pessoas que utilizaram o sistema de compras coletivas só puderam receber o serviço meses depois, ora por conta da grande demanda em função do desconto, ora por problemas com o fornecedor do trabalho. Deve-se sempre investigar para descobrir se o produto oferecido não tem um “prazo de execução”.

Com tudo isso em vista, os sites de compra coletiva se mostram um bom lugar para economizar, mas com cuidado. Atentar-se a procedência dos anúncios, datas, prazos, preços e descontos é a principal sugestão nesse tipo de transação.