Alguns cruzamentos e entroncamentos das cidades e estradas são historicamente perigosos, em virtude da ocorrência de colisões frequentes, algumas com registros de mortes. Então, por que não identificá-los e promover alterações na superfície dos pavimentos, no sentido de melhorar as condições de frenagem nesses locais? Assim, criar-se-iam situações mais adequadas para evitar batidas laterais e perdas de vidas humanas.

Sobretudo alguns cruzamentos com elevado fluxo de veículos e repetição de acidentes poderiam receber mudanças, servir de protótipo e avaliação, com a instalação de sistemas de alerta aos motoristas e elevação do atrito pneu-pavimento. Quantas pessoas já perderam a vida em cruzamentos? Mesmo quando há acidentes sem mortes, há custos decorrentes da recuperação dos envolvidos e que são assumidos pelo poder público. Mais um motivo de se pensar em implantar essas alterações.

Esse tipo de solução é aplicada em alguns países como o Canadá, Estados Unidos e na Europa. O valor do investimento é mínimo e a vantagem enorme, pois envolve uma alternativa capaz de evitar mortes de pessoas ou sequelas para o resto da vida.

O primeiro passo seria identificar os cruzamentos e entroncamentos, que precisariam receber esse tipo de intervenção. Depois da aplicação das soluções, monitorar as ocorrências de acidentes para avaliar a efetividade dos resultados.

Como tudo começa pela visão e passa por decisão política, espera-se que algum representante da sociedade tenha interesse em iniciar um processo de discussão sobre o tema.

Edinaldo Marques
Engº Civil, Professor e Consultor
www.twitter.com/edinaldomarques