Resenha do filme “As Horas”

      O filme As Horas - 2002. 114 min - direção de Stephen Daldry, conta com a atuação de grande elenco, tais como Meryl Streep (O Diabo veste Prada), Julianne Moore (Hannibal), Nicole Kidman (Os outros) e Ed Harris (O Show de Truman - O Show da Vida,).  É uma produção dos estúdios Paramount, com filmagens nos Estados Unidos e Inglaterra.

       Esse longa traz como essência a missão de descrever a história de três mulheres em lugares e períodos temporais e lugares distintos, apesar de seus interiores emocionais sempre se mostrarem iguais. O desequilíbrio emocional, melancolia e impotência, aproximam as três personagens sendo uma característica em comum. A Trama começa com cenas eletrizantes e cativantes, evidenciado na carta de despedida e no suicídio de Virginia Wolf, uma mulher doente e atormentada, na qual suas horas de vida, são de sofrimento e angústia. O Filme conta com cenas paralelas entre as personagens, como os preparativos para uma visita ou festa, ou uma simples despertar na manhã. Essa similaridade tem a maestria de demonstrar que, apesar dessas mulheres estarem em condições e vidas diferentes, suas vidas em certas horas, são iguais.

      Virginia Wolf (Nicole Kidman) é uma escritora londrina, que depois de várias recaídas sentimentais e psicológicas, é levada para o interior da Inglaterra,  na cidade de Richmond, sob forte recomendação médica.  O ano é de 1923, e Virginia se encontra num estado de depressão profunda, que se acentua com a recusa de seu marido para voltarem a morar em Londres. Como espécie de  terapia, ela escreve um livro, denominado “Mr Dolloway ”, obra que marcará sua vida  e a  das outras protagonistas do filme e que será uma espécie de “elo” entre essas personagens.

      A segunda grande personagem do filme é a dona de casa de Los Angeles no ano de 1951, Laura Brow (Julianne Moore) parece ter uma vida normal e feliz. Um filho amado e um marido amoroso, Apesar dessa  Mas sua vida muda drasticamente quando ela tem acesso ao livro escrito por Virginia há anos atrás e conhece os problemas de Kitty, sua amiga que está passando por problemas sérios. A vida de Laura muda drasticamente  com a morte por câncer de seu estimado marido. Sua vida, de uma hora para outra,se modifica assim como a de seu filho.

      A terceira personagem conta com a magistral atuação de Maryl Streep no papel de Clarissa Vaughan, tendo como pano de fundo a cidade de Nova York no ano de 2001. Clarissa, uma editora de livros lésbica, se vê perfeitamente na figura da “Mr Dolloway”. Ela também é uma mulher com inseguranças e angustias, assim como as outras personagens,   mostrando-se  uma mulher muito dedicada com seu amigo Richard, um aidético em estado terminal. O debilitado Richard, será um componente que trará revelações fantásticas na trama, conectando de forma monumental as vidas de Laura e Clarissa.

      Essa grande obra cinematográfica conta com fotografia, figurino, trilha sonora e maquiagem esplendorosos (a atriz Julianne Moore é envelhecida de forma surpreendente, assim como a atriz Nicole Kidman, que fica praticamente irreconhecível em seu papel). As atuações são imponentes, principalmente a de Kidman, vencedora do Oscar de melhor atriz no ano de 2003. As Horas é com certeza, uma produção que liga as histórias dessas três mulheres de uma forma surpreendente, fazendo o telespectador ter uma visão e um sentimento diferente a cada instante, e que este, perceba um pouco mais a si mesmo em seu interior psicológico e se enxergue em algum momento de sua vida com as dores partilhadas pelas protagonistas. Com um final articulado e surpreendente, mostrando que a história de uma pessoa pode tomar outros rumos, de uma hora para outra, devido tanto a decisões e acontecimentos, que embora pareçam desconexos, mas que em certo momento, podem mudar  uma vida.  As horas de tristeza e angustia de muitas pessoas separadas pelo tempo e distância, podem parecer mais próximas do que se imagina.