Apesar desses termos serem usados frequentemente como sinônimos, eles querem dizer coisas diferentes!

O termo Preciso está relacionado com a "raridade" e consequentemente com o preço de determinado metal, assim o níquel que é um elemento comum poderia ser um metal precioso, caso ele fosse raro de se encontrar. 

Entretanto o termo Nobre se refere a uma propriedade química, que leva em conta sua "vontade" de se manter no estado de metal. O cobre é considerado nobre no entanto não é precioso por não ser tão raro. Já a Prata é um metal tanto Nobre quanto Precioso!

Essa "vontade" da qual falamos tem o nome de potencial de redução! 

Redução pode parecer uma palava incomum, mas ela é o oposto de "oxidação" uma palavra mais conhecida. Para um metal, estar reduzido significa estar metálico. Os metais que vemos coma cor cinza brilhante, de forma geral, estão reduzidos, ou seja, metálicos. Já a ferrugem corresponde a oxidação.

Para ficar mais fácil de visualizar, o potencial de redução de cada metal foi colocado em ordem em uma tabela (conhecida como série eletroquímica). 

Quanto mais positivo o valor, mais "vontade" de permanecer reduzido ele tem. Se o Valor for positivo o metal é nobre, simples assim.

Ouro (Au3+ → Au0 , E0 = 1,48V

Prata (Ag+→ Ag0 , E0 = 0,800V

Cobre (Cu2+ → Cu0 , E0 = 0,342V

Ferro (Fe3+ → Fe0 , E0 = - 0,037V)

Chumbo (Pb2+ → Pb0 , E0 = - 0,126V)

Níquel (Ni2+ → Ni0 , E0 = - 0,257V)