PROJETO MEIO-AMBIENTE E SAÚDE NA ESCOLA
 
PROJETO MEIO-AMBIENTE E SAÚDE NA ESCOLA
 


PROJETO MEIO-AMBIENTE E SAÚDE NA ESCOLA:
LIXO: Uma consciência sócio-ambiental
SUZANA ALINE DIAS FARIAS. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ- UESPI
LICENCIATURA PLENA EM CIENCIAS BIOLÓGICAS
TERESINA-PI

JUSTIFICATIVA

Tratar dos assuntos pertinentes ao meio-Ambiente atualmente esta sendo bastante comum devido aos problemas a nível mundial que estão acontecendo e prejudicando a natureza e o ser humano. São noticiários de TV, jornais, revistas, livros temas abordados em sala de aula a fim de orientar, capacitar e informar a todos dos problemas que acontecem no mundo inteiro relacionados com o meio-ambiente.
Tem sido um desafio para a educação no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva, transformadora e inovadora de atitudes que podem ajudar na preservação do meio-ambiente e mudanças de hábitos que auxiliam na conscientização e educação dos alunos relacionados a esse tema, é preciso educar para a saúde e bem estar de todos levando em conta todos os aspectos envolvidos nessa área, como o que vai ser enfocado neste projeto que é a coleta do lixo, começando por atitudes no cotidiano da escola.
O lixo está esta causando problemas drásticos como: enchentes causadas pelo entupimento de bueiros com lixo e diminui a vazão de água. É um dos maiores problemas da sociedade moderna e no Brasil calcula-se que 30 % do lixo ficam espalhados pelas ruas nas grandes cidades.
Por isso resolvemos elaborar um Projeto de meio-ambiente e saúde enfocando na problemática do lixo. Uma boa consciência é imprescindível e a escola pode dar um grande passo, visando possibilitar e garantir uma ação que transforme certas atitudes e hábitos de vida do individuo.
Este projeto será desenvolvido nas turmas do 5° ao 9° ano do ensino fundamental no período de 6 a 8 de julho de 2010, na Unidade Escolar Domicio Magalhães sediada no bairro Promorar na avenida Transversal do bairro S/N.


OBJETIVO GERAL:

? Conscientizar os alunos para direito à saúde, sensibilizando-os na busca permanentes da compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de medidas praticas para a promoção, proteção e recuperação da saúde e uma boa educação ambiental relacionando a saúde com o lixo, mostrar que não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção.
? Possibilitar a garantia de uma aprendizagem afetiva, transformadora a fim de inovar e melhorar certas atitudes e hábitos higiênicos, mostrando a importância do bom senso em relação ao lixo.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

? Informar sobre a importância e necessidade de se ter uma boa educação e respeito ao meio-ambiente.
? Aquisição de conhecimentos sobre o conceito de resíduos sólidos gerados pela atividade humana conhecer as diferenças entre o lixo orgânico, tóxico, para que servem os aterros sanitários, lixões, incineradores, compostagens e outras técnicas.
? Informar sobre a importância do destino do lixo respondendo as seguintes questões: O que acontece com o lixo depois que é jogado na lixeira? O que se faz com as toneladas de lixo recolhido diariamente? Quanto tempo a natureza leva para decompor alguns dos produtos?
? Informar sobre os prejuízos que o lixo pode causar se indevidamente administrado mostrando que pode produzir mau cheiro, fornecer a proliferação de animais nocivos e transmissores de doenças (ratos, formigas, moscas e mosquitos), polui, pelo chorume, o solo etc.
? Aquisição de conhecimento sobre a prevenção de doença através da reflexão e questionamentos sobre suas atitudes com o lixo e porque que os dois estão associados.

? Realizar palestras com os alunos sobre os benefícios da coleta e manipulação do lixo bem como explicar as disposição final dos resíduos sólidos.

? Confeccionar cartazes em sala de aula

? Expor materiais artesanais confeccionados por eles mesmos ou artesãs a partir do lixo reciclado.

DESENVOLVIMENTO


? Textos informativos de jornais, revistas e folders
? Visualização de vídeos em DVD, data show sobre o tema
? Elaborar com os alunos os combinados de lixo para serem fixados no mural da escola.
? Rodinha de conversas sobre a importância de uma boa educação higiene e destino do lixo em nossa vida.
? Seleção de lixos que podem ser reaproveitados para a confecção de materiais que podem ser utilizados no dia-a-dia
? Musicas relacionada ao tema e apresentações de coreografias ou dramatizações.
? Mostrar aos alunos os tambores de lixo e usar técnicas de memorização das cores dos mesmos explicando porque existem diferenças entre o lixo papel, plástico, orgânico etc.
? Elaboração de cartazes sobre o tema, incluindo educação e higiene.


AVALIAÇÃO

A avaliação será feita mediante a apresentação das atividades realizadas em sala de aula.


CULMINÂNCIA

Realização de um mutirão de:
? Limpeza e coleta do lixo.
? Palestra educativa
 
Avalie este artigo:
3 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Suzana Dias Farias
Talvez você goste destes artigos também