Fernanda Barbisan 1

Resumo

Com a realização deste trabalho procurou-se reunir informações para comparar a fisiologia das plantas aromáticas com as tintoriais. As plantas aromáticas são as que exalam fragrância, já as tintoriais são as que podem ser utilizadas como corantes. Entre as inúmeras espécies existentes foram escolhidas para o estudo as seguintes representantes: Acácia amarela (Acacia farnesiana), como aromática, e urucum (Bixina Orellana) e o jenipapo (Genipa americana L.) como tintoriais. A acácia amarela é uma planta com folhas actinomorfas, raízes pivotantes, de ciclo C3, de reprodução sexuada o que pode ser verificado tanto no jenipapo, como no urucum. Mas possuem diferenças como: Na acácia amarela as sementes são ortodoxas, é de clima subtropical e o fruto é uma vagem, já no jenipapo e no urucum as sementes são recalcitrantes, são de clima tropical e o fruto é uma baga.

Palavras Chaves: Plantas tintoriais, plantas aromáticas, acácia amarela, jenipapo, urucum.

Introdução

De acordo com Lorenzi (2000) as plantas aromáticas são aquelas que em suas folhas, flores, frutos ou raízes apresentam aroma e produzem armazenam óleos essenciais metabólitos secundários que além de serem utilizados como meio de defesa da planta, contribuem para a polinização. Os seres humanos também os utilizam largamente principalmente na indústria cosmética, de condimentos e de produtos medicinais. Sendo que estes óleos normalmente são extraídos em processos especiais, vinculados ao vapor d´água. O aroma das plantas normalmente é dado pelos terpenos que apresentam.
O Brasil devido a sua imensa biodiversidade apresenta milhares de exemplares de plantas aromáticas principalmente na região da Floresta Amazônica, região esta em que se encontra também uma das maiores variedades de plantas tintoriais do mundo. As plantas tintoriais são utilizadas como corantes naturais para pintura, estes corantes podem ser encontrados em todas as partes do vegetal e extraídos das raízes, madeiras, folhas, sementes, cascas. Porém com a Evolução da indústria química e conseqüente crescimento e diversificação de corantes sintéticos os corantes de origem vegetal acabaram por perder importância, embora alguns como o urucum, por exemplo, que continua presentes no mercado, vendido sob a forma de colorau famoso corante alimentício, e também inserido na formula de filtros solares, pois apresenta ação contra os raios ultravioletas.
Dentre tantas opções em plantas aromáticas e tintorias interessantes para a realização deste trabalho, optamos pelas seguintes espécies: acácia amarela (Acacia farnesiana) devido ao pouco conhecimento que o público em geral apresenta sobre esta espécie, inclusive a mesma apresenta propriedades medicinais importantes, agindo como antiinflamatório, além de sua importância ornamental e para o reflorestamento. E o urucum (Bixina Orellana) e o jenipapo (Genipa americana L.) como exemplos de plantas tintoriais, ambas as espécie são bastante conhecidas e utilizada pelos índios para pintura do corpo,o urucum é utilizado na indústria alimentícia como pigmento insípido e inócuo, na indústria cosmética como filtro solar devido a sua ação em relação aos raios ultravioletas. Na indústria alimentícia o jenipapo é consumido em compotas e in natura, sendo uma ótima fonte de vitaminas e ferro, utilizado na medicina popular como fortificante e estimulante do apetite.
Apartir da pesquisa bibliográfica e explanação das características fisiológicas de cada planta citada, procuramos desvendar como os processos fisiológicos ocorrem.