Introdução: Este trabalho relata a sua contribuição dos jogos no processo de socialização das crianças da Escola de Desenvolvimento Humano Casa do Caminho (EDHUCCA) a fim de compreender o valor dos jogos e atividades lúdicas na educação infantil como subsídio eficaz para a construção do conhecimento realizado pela própria criança, pois atualmente as escolas passam por situações de conflitos entre as relações com seus alunos no qual se observa situações comportamentais como problemas de indisciplina, dificuldade de socializar-se, falta de limites, entre outros. O jogo estimula o raciocínio e a imaginação, que permite explorar os diferentes comportamentos, situações, capacidades e limites. A necessidade de promover a diversidade dos jogos a fim de ampliar a oportunidade que os brinquedos podem oferecer. O significado da palavra jogo, do latim "incus" que significa diversão, brincadeira. Existem muitas definições como "distração, passatempo". Então a palavra é utilizada, para definir uma atividade individual da criança na construção com blocos ou como atividade em grupo tendo a necessidade de avaliar a cerca da diferença sobre as necessidades das crianças pobres e de elite, de que o aprende-se melhor por meio do jogo como educação.

Objetivos: Compreender o valor dos jogos e atividades lúdicas na educação como subsídio eficaz para a construção do conhecimento realizado pela própria criança; desenvolver a socialização por meio de atividades em grupo.

Materiais e Métodos: No EDHUCCA, observa-se que há um espaço pequeno para as atividades, que seria uma oportunidade para o desenvolvimento social e pessoal, propiciando a realização da atividade docente na educação. Para concretizar este estudo, utilizam-se as seguintes técnicas: observação, análise documental, revisão bibliográfica e análise do espaço físico da escola.

Análise estatística: De seis a doze crianças participam do projeto na idade de 07 a 14 anos e nessa fase a criança necessita de um espaço agradável para jogar e encontrar amigos.

Resultados:Este período em que as relações sociais vão acontecendo na vida da criança percebe-se que os jogos simbólicos são substituídos por jogos construtivos e de regras como esporte e jogos de competição. Como forma de afirmar o seu espaço na sociedade. O que contribui para a construção da inteligência, desde que seja uma atividade lúdica prazerosa. Podemos observar que jogo não significa apenas recrear, é muito mais, pois é uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo, pois o jogo carrega em si um significado muito abrangente carregado de simbolismo, que reforça a motivação e possibilita a criação de novas ações e o sistema de regras, que definem a perda ou o ganho.Assim como resultado obtém-se que nem todos os jogos são sinônimos de divertimento, pois a perda muitas vezes pode ocasionar sentimentos de frustração, insegurança, rebeldia e angústia ainda mais com crianças em situação de risco no qual estão no processo de socialização, para demarcar seu espaço demonstrando a força por palavras ou até mesmo a força física.Portanto as crianças deste projeto possuem uma insegurança, rebeldia e frustração, devido seu meio social ou até mesmo familiar onde os exemplos não são os melhores existindo a necessidade de transformar o seu desenvolvimento relacionado a problemas de comportamento, sobretudo a dificuldade de socialização e indisciplina no qual querem permanecer no lúdico e sem limites para as suas ações, pois ao desenvolver atividades desafiadores e difíceis onde a capacidade de compreensão deve ser utilizada se sentem retraídos sem o processo de responsabilidade.

Conclusões: No EDHUCCA, observa-se que há um pequeno espaço, livre para brincar e salas de aula, portanto, na escola, as crianças não possuem liberdade para movimentar-se em espaços abertos. Assim como seu perfil social o põem em no papel de vitima da sociedade por serem crianças que estão em situação de risco propicio para a marginalização e utilização de drogas.

Para que o processo de socialização aconteça existe a necessidade da construção do conhecimento a fim de estimular através dos jogos, devido o prazer na competição.Portanto os jogos colaboram na identidade e na autonomia da relação direta da promoção de situações de aprendizagem que possibilitem experiências no sentido de oportunizar ao indivíduo a consecução dos valores morais, culturais e éticos da sociedade onde vive de modo a se tornar participativo e a contribuir para o desenvolvimento da mesma. O ser humano possui uma natureza expressiva, afetiva e social, embora, este grupo possua aspectos bloqueados.

Para este projeto existe a necessidade de continuidade a fim de trabalhar o ser humano por completo, para que essas características sejam desenvolvidas, independente de idade.

Referências Bibliográficas:

BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e Cultura. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção Questões da nossa época; v. 43) Adaptação Gisela Wajskop

MEC/ SEF. Referencial Curricular Nacional para Educação l v. 1, 1998.

SOUZA, E. R. de. Do corpo produtivo ao corpo brincante: o jogo e suas inserções no desenvolvimento da criança / Edison Roberto de Souza; Francisco Antônio Pereira Fialho, orientador. Florianópolis, 2001

BROUGÉRE, G. Jogo e educação. Trad. Patrícia C. Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

KISHIMOTO, T. M. (apud Froebel). Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 1999.

KISHIMOTO, T. M. Jogos tradicionais infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis: Vozes, 1993.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. 3ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

CUNHA, Nylse Helena Silva. Brinquedoteca, um mergulho no brincar. 3ª. ed. Vetor, S. Paulo, Brasil, 2001