O descarte indevido do óleo de cozinha na natureza pode causar danos diretos á fauna e flora, por isso, é importante o trabalho coletivo para a preservação do nosso meio ambiente. 

Muitas pessoas não sabem, mas todo aquele óleo que utilizamos para levar comida á mesa pode ser reaproveitado de algumas maneiras. Quando se despeja esse óleo nas redes de esgoto, ou no lixão, ele pode contaminar o solo e a água. Chegando ao solo, ele absorve o óleo e então as plantas são prejudicadas diretamente, pois é de lá que elas retiram seus nutrientes. Além de causar a impermeabilização do solo impedindo o escoamento de água da chuva e assim facilitando a ocorrência de enchentes.

Na água não é muito diferente. Esse óleo despejado no esgoto pode ficar retido e atrair pragas, caso ele passe, pode ir parar em rios e represas, fica na superfície da água e pode impedir a entrada da luz que alimentaria os fitoplânctons, organismos essenciais para a cadeia alimentar aquática, causando um desequilíbrio geral neste meio e levando os seres vivos á morte.

Por esses motivos, devemos descarta-lo de maneira correta (ainda em estudo). O consumidor consciente pode evitar que esse desequilíbrio ocorra reutilizando o óleo para fazer sabão, ou levar o produto á um ponto de reciclagem que irá recolhe-lo, e levar para que seja transformado em biocombustível, por exemplo. A Etec-lins está de portas abertas para essa causa! Preserve seu futuro!