FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ? FTC Ead

UNIDADE PEDAGÓGICA DE POSTO DA MATA/BA

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Posto da Mata

2009

MARCOS INÁCIO CAVALCANTE

Relatório apresentado à Faculdade de Tecnologia e Ciências ? FTC/EaD como requisito parcial para avaliação da disciplina Estágio Supervisionado I do 4º período do curso de Licenciatura em BIOLOGIA do Circuito 06 ? UP de Posto da Mata/BA sob a orientação da professora Marisela Pi Rocha.

Posto da Mata

2009

À minha Tutora, Gláucia Pereira, pelas palavras de apoio e incentivo; pelo carinho e "puxões de orelhas". Por participar da realização deste Estágio, aos meus amigos de curso Almir Araújo, Clebio, Nalva Trama, Glória Lúcia e Wilson Araujo.

Pela oportunidade concedida, ao senhor José Silva de Jesus, ilustre diretor do Colégio Vera Cruz. Pela paciência e dedicação, à senhora Everlene, amiga e professora-regente da turma onde estagiei. Por proporcionar a realização deste Estágio, aos alunos da 5ª/6ª A, noturno.

1 APRESENTAÇÃO

Dando conclusão à primeira etapa do Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Biologia, tendo em vista a necessidade de uma experiência prática onde aplicou-se grande parte dos fundamentos aprendidos ao longo dos períodos anteriores com os princípios teóricos estudados, agora trabalhando em sala de aula, neste momento, aliou-se a teoria à prática, demonstrando, assim, o quanto é enriquecedor e importante esta etapa na formação acadêmica e profissional do futuro docente.

O Estágio Supervisionado I foi realizado em uma turma de 5ª/6ª série do Programa de Educação de Jovens e Adultos ? EJA do turno noturno do Colégio Municipal de Ensino Fundamental Vera Cruz, localizado à Praça Vera Cruz, 07 ? Centro, Distrito de Posto da Mata, Município de Nova Viçosa, Estado da Bahia. Esta etapa, com carga horária de 128 horas, teve início no dia 01 de setembro e terminou no dia 25 de novembro de 2008, com carga horária semanal de 3 horas aulas, distribuídas da seguinte forma: segundas-feiras, 2 (duas) aulas sendo nos 1º e 2º horários; e nas terças-feiras, 1 (uma) aula no 2º horário.

O Estágio Supervisionado I teve o objetivo de observar e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-los com a prática pedagógica propriamente dita, buscando firmar uma prática que seja significativa.

Este relatório é composto da descrição das observações e das experiências vivenciadas no período de regência em sala de aula que se baseou nos quatro pilares da educação e também na tendência sociointeracionista do processo de ensino-aprendizagem.

Encontra-se descrito neste trabalho as observações não só do processo em sala de aula, como também, do ambiente escolar como um todo. Dentro deste pressuposto, procurou-se conviver e observar uma forma de direcionar a prática pedagógica como uma ação sustentada em fundamentos que englobam uma linha filosófica de aprendizagem e sua efetividade.
Revisado por Editor do Webartigos.com