A montagem é uma seleção de cenas que se transformarão em um filme, a partir de imagens e sons, no entanto há uma diferença entre edição e montagem, sendo a primeira, produções captadas em vídeo e a segunda, captadas em película cinematográfica. Um dos principais objetivos da montagem é dar um timing ao filme, marcando seu ritmo. Além disso, a montagem permite adicionar detalhes que podem trazer resultados significativos, como o melhor ponto para um corte, escolher a melhor cena entre diversos takes, ou seja, são inúmeras as maneiras que se pode montar um filme, é preciso escolher a mais adequada. A melhor será a aprovada pelo diretor.

A categoria foi criada em 1934 e o vencedor foi Conrad Nevirg por “Esquimó”. Um brasileiro, Daniel Rezende já foi indicado em 2004 pelo filme “Cidade de Deus” e em 2011 os ganhadores foram Kirk Baxter e Angus Wall por “A Rede Social”. A Melhor Montagem estará também presente na noite do Oscar 2012 com cinco indicados.

Com o passar dos anos as técnicas de montagem foram se desenvolvendo e se aperfeiçoando. Não se cortam takes de cada cena unindo-os com fita adesiva depois como antes dos anos 70. Com os equipamentos digitais o pré-requisito de um bom montador passou de destreza manual e prática para conhecimento em softwares e atualização técnica. Montar um filme vai além de unir cenas, mas saber quais as melhores possibilidades para uni-las. É um trabalho que sempre deve ser acompanhado de um bom roteiro, diretor e imagens de qualidade.

Os indicados ao Oscar 2012 da categoria são: “Os Descendentes”, “O Homem que Mudou o Jogo”, “A Invenção de Hugo Cabret”, “Millennium – Os Homens que Não Amavam As Mulheres” e “O Artista”.