INFLUÊNCIAS QUE INFLUENCIAM O CLIMA E PROBLEMAS QUE ENFRENTAMNOS HOJE NO PLANETA
(Tema pesquisado com base nos levantamentos realizados pela professora Solange Ap Paludo em seus trabalhos de mestrado em Engenharia Ambiental - 2008)
Na verdade o que realmente ocorre são que os fenômenos meteorológicos ou os elementos do clima sofrem influência de algumas variações conhecidas como FATORES MODIFICADORES DO CLIMA.
Bom, vou explicar melhor, para você caro leitor entender ok.
Imagine se o nosso time da seleção brasileira for jogar na Bolívia, por exemplo, onde deverão ter um preparo físico para melhor enfrentarem os efeitos da diferença de altitude entre o Brasil e a Bolívia. Da mesma forma um boliviano se jogar no Brasil deverá se preparar também para isso, onde ele sofre os efeitos da baixa altitude, pois são cidades localizadas próximas ao mar.
Esses fenômenos são conhecidos como fenômenos modificadores do clima, acima citado, tais como: as diferenças de altitude, temperatura, modificação da latitude, pressão atmosférica, as chuvas, as massas de ar também sofrem essas mudanças causadas por fatores como a altitude, latitude, a maritimidade, a continentalidade e as correntes marítimas.
Veja bem caro leitor, você precisa entender que somente fazer parte deste planeta não o exclui das responsabilidades que você tem em cuidar melhor dele.
Porque as ações sociais irresponsáveis, realidades por todos que vivem neste planeta também influenciam nas alterações climáticas.
Poluição exacerbada, lixos em toneladas, minuto a minuto jogados nos rios e seus respectivos afluentes, crescimento industrial irresponsável provocando mudanças severas em tudo Planeta.
Se a população como um todo não acordar para a preservação de tudo na Terra, todos sofrerão as conseqüências de suas irresponsabilidades.
Rico, pobre, miserável, não importa a classe social ou credo, todos sofrerão!
Todos devem aprender um poço sobre questões climáticas, geológicas e geográficas para poderem ser sensibilizados em lutarem por um Planeta saudável para o bem de todos. Não podemos nos isentar disso.
Vejam quantas reações o Planeta está mostrando a todos nós como, tufões, ciclones, terremotos, furações, tsunames, isso diariamente em todo Planeta.
É claro que as alterações climáticas acontecem desde a formação da Terra há mais ou menos 4,6 quatro bilhões e meio de anos, aproximadamente, isso menos radicais do que em tempos remotos.
Há alguns anos, sofremos enchentes em várias partes do Brasil, que foram devastadoras, enquanto outros sofrem fortes estiagens ( grande seca por um longo período de tempo). Ondas de calor fazem bastante contraste com as tempestades de neve e as temperaturas muito baixas.
Portanto você perceberá que todos esses desastres naturais causam bilhões de prejuízos a todos os países do mundo, consequentemente há todos os habitantes que moram nesse mundo, que somos nós.
Isso vem e danificam casas e estradas, arrasa plantações, matam pessoas e animais e muitos outros problemas.
O que se destacam entre essas mudanças climáticas são: El Niño e La Niña, onde se originam no Oceano Pacífico trazendo consequências para o clima do mundo de maneiras diferentes.
El Niño
Você sabe por que ele recebeu esse nome? Por causa no Menino Jesus, porque ele foi percebido pela primeira vez no litoral do Peru, bem na época do Natal. Já o La Ninã é um fenômeno que possui características bem opostas ao El nino.
El Niño é o superaquecimento das águas do Pacífico e o La Niña é o resfriamento dessas águas de uma forma anormal.
El Niño geralmente aparece com uma freqüência de dois a sete anos, entretanto é quase impossível prevermos suas conseqüências.
Portanto a leitura deste artigo pode trazer algumas informações importantes, relevantes e de fácil entendimento para qualquer cidadão responsável e interessado em participar desta jornada em defender a Terra, que é de todos nós. Onde também alguns profissionais, como os agricultores, controladores de vôo, comandantes de navio, populações que vivem principalmente em áreas de risco, também precisam dessas informações para se prevenir de possíveis prejuízos e acidentes que todos esses fenômenos podem causar.

Artigo escrito no trabalho de Mestrado desta professora que vos informa Solange Aparecida Paludo. - Engenheira Ambiental ? 2008.