Marina N. Toscano

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar a importância do ecossistema de manguezais e apresentar os tipos de mangues.

Introdução

A maioria das pessoas que vivem dos manguezais não sabem a extrema importância que este ecossistema apresenta. os manguezais são berçarios e hábitats de muitas espécies de seres marinhos e terrestres.
Portanto a preservação e consientização deste ecossistema é mais que importante, é essencial para mais que metade da população que dali tira seu sustento ou seja 95% das comunidades litoraneas entre outras.

O mangue é composto por apenas três tipos de árvores (Rhizophora mangle ? mangue-bravo ou vermelho, Avicena schaueriana ? mangue-seriba ou seriúba ? e Laguncularia racemosa ? mangue-branco)

Mangue Vermelho - Rhizophora mangle

O nome da árvore é assim dado pois, quando sua casca é raspada, apresenta uma coloração avermelhada típica da espécie. A respiração da planta é feita através de rizóforos, que também auxiliam a sua sustentação. A espécie reproduz-se através de sementes (propágulos) que germinam ainda presas à planta-mãe, aumentando as chances da espécie se propagar.

Mangue Preto ou Seriba - Avicena schaueriana

O mangue-preto apresenta estruturas de respiração chamadas de pneumatóforos, que são raízes que crescem num sistema radicular e que depois sobem, ficando acima do solo, auxiliando assim a respiração da árvore. Além disso, o mangue-preto tem estruturas especializadas denominadas glândulas de sal, que são assim chamadas pelo fato de excretar o sal que é absorvido pela planta.

Mangue Branco - Laguncularia racemosa

O pecíolo de suas folhas é vermelho e apresentam glândulas de sal o que faz com que através da folha pode-se observar pequenas porções de sal, o que facilita a identificação da planta e do tipo de mangue.

Referências

Lorenzi, Harri: Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil, vol. 2. Instituto Plantarum, Nova Odessa, SP, 2002, 2a. edição.

Joly, Aylthon Brandão: Botânica: introdução à taxonomia vegetal, 13ª edição.