Introdução

A hidroconformação é uma forma econômica de conformar metais maleáveis como o alumínio criando peças leves, estruturalmente rígidas e resistentes. A hidroconformação tem sido largamente aplicada na indústria automotiva, tornando possível produzir o que antes era formado de várias peças em uma única peça inteiriça. Esta técnica tem se tornado popular em carros esportivos de alto nível e também para conformação de tubos em alumínio para bicicletas de competição.

Processo

A hidroconformação possui um tipo especial de matriz que usa um fluido hidráulico em alta pressão para empurrar o material contra um molde que em geral possui o formato do negativo da peça. O fluido é injetado por pistões causando a compressão do material contra o molde.

Por este processo é possível produzir peças de formas complexas que seriam difíceis ou impossíveis de fabricar por processos convencionais de conformação. Outra vantagem é que as peças produzidas podem ter uma elevada rigidez em relação com o peso do material e um baixo custo em comparação com peças estampadas ou soldadas.

» Baixe o artigo completo para continuar lendo.