Trabalhando com objetividade

Imagino que quem procura um artigo sobre áudio busca dicas de captação, equalização, compressão, etc. Mas desta vez gostaria de falar sobre algo que considero fundamental em um trabalho de produção profissional e que vejo muitos clientes e amigos com dificuldades. Trata-se de encontrarmos formas de não perdermos a objetividade, espontaneidade, e acima de tudo, o prazer de produzir e ouvir música.

Todos que já trabalharam na produção de uma gravação com intenções profissionais, sabem o quão desgastante pode ser, e como é fácil se cansar até o ponto de perder a noção do que está bom e o que não está. Este desgaste é sem dúvida muito ruim para o trabalho então gostaria de dar algumas dicas sobre formas de trabalho que tem funcionado bem pra mim.

Produção, mixagem e masterização são etapas que envolvem técnica e arte. E como em todo trabalho artístico a espontaneidade é importante para transmitirmos algo realmente criativo. Se trabalharmos desenfreadamente até o ponto de nos cansarmos do trabalho, perderemos não só a espontaneidade como também o prazer de ouvir a música. Este desgaste acabará sendo refletido no resultado final e não é esta a sensação que queremos transmitir na gravação.

Nenhum trabalho de áudio é realmente perfeito. Nem mesmo o mais famoso artista ou produtor fica totalmente satisfeito com seus trabalhos. Todos estão sempre em busca de melhores resultados e é isso que nos move. Acho que se um dia um artista considerasse ter atingindo a perfeição absoluta ele provavelmente não teria mais motivação para criar. Então é normal que sejamos sempre os maiores críticos de nossas criações. Claro que é importante sermos o mais perfeccionistas que pudermos, mas devemos tomar cuidado para não prejudicarmos o trabalho por conta de excessos. Digo por experiência própria e também por presenciar constantemente meus clientes e amigos sofrendo com isso e até prejudicando seus trabalhos por conta de um perfeccionismo exagerado. 

Como já trabalhei em diversas produções que se tornaram cansativas, um dia decidi buscar formas de minimizar o desgaste, e assim transmitir impressões mais espontâneas. Sem dúvida tudo passou a fluir melhor quando comecei a me preocupar com isso.

Então vamos a algumas ideias de trabalho

Pra começar acho que qualquer gravação com intenções profissionais precisa de muito planejamento. Devemos investir tempo na pré-produção para que as etapas seguintes possam fluir facilmente. Os músicos precisam estar muito bem ensaiados. Os arranjos, instrumentos, timbres e formas de captação muito bem definidos para que não haja perda de tempo na hora da gravação. É importante garantir que a melhor gravação possível será feita e que os timbre certos serão registrados e captados de forma adequada.

Os músicos precisam estar muito bem ensaiados para evitarmos a necessidade de muitos takes no estúdio de gravação. Gravar e regravar muitas vezes a mesma coisa, além de ser cansativo para todos os envolvidos, torna a música cada vez mais fria. Todo músico toca com mais espontaneidade e emoção nos primeiros takes, e depois disso começa a se repetir de forma fria e mecânica.

Como queremos uma gravação vibrante, devemos garantir que tudo esteja pronto e ensaiado para que os músicos gravem de forma inspirada. Sou a favor de gravações onde todos ou grande parte dos músicos possam gravar simultaneamente, pois além de agilizarmos o processo de gravação, ainda conseguiremos uma execução mais "viva" dos músicos. Gravações feitas com um músico de cada vez tentem a ser mais frias, mas claro que nem sempre teremos condições ou possibilidade de gravar todos ou pelo menos alguns músicos ao mesmo tempo. De qualquer forma, quanto mais objetiva for a gravação, melhor para o resultado final.

Preparando para mixar

Depois que tudo estiver gravado devemos organizar e preparar o material para a mixagem. Caso seja necessário realizar edições ou ajustes de fase e afinação isso deve ser feito antes do inicio da mixagem para evitarmos desgaste auditivo na hora de mixar. É muito ruim ficar parando a mixagem para corrigir, editar, afinar, pois são processos que consomem tempo e podem cortar o fluxo criativo.

Estando com tudo organizado, reserve pelo menos dois dias de descanso sem ouvir as gravações. Devemos estar com mente e ouvidos limpos na hora de começar uma mixagem.

Durante a mixagem teremos que dar atenção especial a cada um dos elementos gravados, mas não podemos perder a impressão geral que aquela gravação transmite, pois é assim que o ouvinte final perceberá a música. Digo isso porque quando estamos mixando prestamos atenção em tantos detalhes isolados que podemos acabar perdendo a "visão geral" da gravação.

Acho valido abordarmos a gravação num estado de apreciação sentindo a música como um todo, e assim percebendo se algo não estiver em harmonia com o contexto geral. Por isso nunca se esqueça de por alguns instantes fechar os olhos, abrindo a mente e o coração para a música como um todo.

Quando sinto que estou começando a cansar da mixagem ou que algo não está soando como eu gostaria, prefiro tirar um tempo de descanso em vez de insistir em algo que não está fluindo. Tire um dia ou dois... talvez mais se for preciso, e volte com ouvidos limpos para conseguir uma nova impressão e inspiração.

Sempre que sentir algum tipo de cansaço chegando, o melhor é parar, e tirar alguns dias de descanso. Não podemos deixar que nossa mente sature com a gravação, pois assim não conseguiremos fazer as melhores escolhas.

Gosto de mixar um álbum em poucos dias, da maneira mais objetiva e espontânea possível. Depois tiro alguns dias de descanso e ouço novamente a mixagem, mas dessa vez somente focando no resultado geral que a música produz. Quanto antes nos livrarmos do foco em detalhes e em canais isolados mais rápido atingiremos um resultado harmonioso. Lembre-se que o ouvinte final percebe a música como um todo, por isso é bobagem prestarmos atenção exagerada em cada elemento da gravação, como se fosse um álbum solo de cada instrumento.

Se tivermos a oportunidade de ouvir gravações famosas em pistas separadas, vamos notar que individualmente existem algumas imperfeições que não notamos quando tudo é tocado em conjunto. O mais importante é a soma que todos os elementos produzem e só iremos nos preocupar quando algo realmente destoar ou causar qualquer desarmonia na sensação geral da gravação.

Por isso acredito que ser perfeccionista também depende de saber controlar o perfeccionismo, para que ele não se torne um inimigo de nosso trabalho. Vejo que artistas e produtores que querem sempre mais e mais da mesma gravação, pelo contrário, acabam conseguindo cada vez menos devido ao cansaço. Quanto mais desgastados estivermos, mais defeitos iremos achar, até atingirmos um desanimo acreditando que só há defeitos em nossa gravação. Então é bom nos policiarmos e tomarmos cuidado para que a nossa "obra prima" não se torne nosso maior pesadelo!

Cassio Centurion
MasterDX Estúdio
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