Posto da Mata
2009
MARCOS INÁCIO CAVALCANTE

Portfólio Acadêmico apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Licenciatura em Biologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências na modalidade Educação à Distância, pólo presencial da cidade de Posto da Mata/BA, para obtenção do grau de licenciado.

Orientação: Professor Antônio Araan Jambeiro Brandão.

Posto da Mata
2009

Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.
FREIRE, 2001

Dedico à minha esposa Klebia, pela pessoa maravilhosa que é, pelas diversas formas em que me ajudou, pelos inúmeros momentos agradáveis e pela compreensão da minha ausência e cansaço em vários momentos. E, a todos que, ao longo desta caminhada, se fizeram presentes em todas as horas.

Agradeço a Deus pela oportunidade cedida; e a minha tutora, Gláucia Pereira, por tudo o que representou ao longo deste curso, pelo carinho, dedicação e atenção.

Após todas as etapas deste longo e sinuoso percurso, passando por diversas disciplinas e práticas pedagógicas, estágios supervisionados, estratégias de ensino e aprendizagem em Biologia, bem como os seus respectivos seminários e abordando todos os temas transversais propostos para cada período de curso, pode-se perceber quão vasto e desconhecido é o mundo a ser explorado em se tratando de Educação, a qual deveria ter um papel decisivo para transformação e formação do ser humano em um ser capaz de pensar, criar, inovar e ser crítico.

Destaca-se também como fator decisivo a Educação na Construção da Cidadania, a educação como um dos pilares na construção de valores morais, para que este cidadão possa cumprir a sua função social, com uma educação voltada para a liberdade e respeito à dignidade humana. Além disso, foi abordado também a temática da Educação na Formação de Valores Morais no Ensino de Biologia, com respeito mútuo entre as pessoas, solidariedade, justiça, levando sempre em consideração a valorização humana e a importância de tais princípios básicos estarem inseridos no ensino das Ciências Naturais e de Biologia.

É preciso salientar a extrema importância da Construção da Ciência a partir do Senso Comum, e que este contribui para que a ciência progrida. A partir de problemas do cotidiano das pessoas, surge a necessidade de pesquisar, de aprofundar interpretações dos achados e propor soluções para superar as dificuldades enfrentadas pela população. A ciência existe para esclarecer aspectos problemáticos do senso comum, fornecer respaldo aos questionamentos e fundamentar cada conhecimento produzido em resposta às demandas, principalmente, no que tange o currículo escolar na Biologia.

A proposta curricular de Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) corresponderia, portanto, a uma integração entre educação científica, tecnológica e social, em que os conteúdos científicos e tecnológicos são estudados juntamente com a discussão de seus aspectos históricos, éticos, políticos e sócio-econômicos (LÓPEZ; CEREZO, 1996).
Dessa forma, todas as reflexões expostas acima culminaram na elaboração deste trabalho de conclusão de curso, que é parte integrante do portfólio com a apresentação de alguns dos trabalhos realizados no decorrer do curso de Licenciatura em Biologia. Trabalhos estes que tiveram grande relevância na formação docente deste profissional.

Neste documento, apresentam-se os objetivos deste trabalho, um diálogo com os temas transversais já pontuados acima, a reflexão de algumas das teorias estudadas, como também a fundamentação teórica embasando a análise realizada. Apresenta-se também uma sucinta discussão dos resultados obtidos além das considerações finais.

Vale frisar, que para embasar este trabalho, utilizou-se estudos de alguns teóricos que tratam da educação, tais como: Pedro Demo, Paulo Freire, Antonio Bazzo, dentro outros.