Milson Luiz Brandao1, Lílian Vilela Andrade Pinto 2 Tialis Rodolfo Dionízio 1

1 Graduando de Gestão Ambiental/IFET-MG – [email protected];

2 Docente do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA Sul de Minas Gerais-Campus Inconfidentes, 37 576-000 – [email protected]

RESUMO

Esse trabalho teve como objetivo comparar o efeito de diferentes adubações de cobertura (T: Testemunha sem adubação; NP: sulfato de amônio e super-simples; KP: cloreto de potássio e super-simples; NPK: cloreto de potássio, super-simples e sulfato de amônio) na produção de mudas de

Solanum granulusun-leprosun (capoeira-branca) em diferentes recipientes (tubete e sacola plástica) e substratos (100% Mecplant®, 50% de Mecplant® e 50% de terra de subsolo). O experimento foi instalado no viveiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes. As variáveis avaliadas foram diâmetro a altura do solo, altura, número de folhas e índice de qualidade de Dikson. Os resultados mostraram que o diâmetro a altura do solo foi o parâmetro que melhor respondeu à adubação, a melhor adubação para a espécie é NP (sulfato de amônio e super-simples), e que para a produção de mudas da espécie é recomendado o recipiente sacola plástica.

Palavras-chave

: Recipiente, elemento faltante, viveiro.

INTRODUÇÃO

A floresta nativa vem sendo dizimada há tempos e atualmente em taxas mais aceleradas pela expansão da fronteira agrícola, pela formação de pastagem, pelo crescimento das áreas urbanas, pela expansão das áreas de reflorestamento para atender a indústria de papel, placas e serrados, e pelos empreendimentos madeireiros, como as serrarias. Estes empreendimentos madeireiros foram responsáveis pela erosão genética, isto é, a remoção dos melhores exemplares, preservando apenas os que não tinham interesse econômico (MORAIS NETO et al. 2003). Devido a esta grande exploração de florestas nativas, realizada em amplas áreas do País, faz-se necessário o plantio de árvores para fins de equilíbrio ambiental e econômico.

A fertilização do substrato é uma das fases mais importantes em um programa de produção de mudas de espécies arbóreas, sendo necessário conhecer o comportamento das espécies quanto à rapidez de crescimento. Os nutrientes fazem parte de uma série de fatores que atuam sobre o crescimento das plantas juntamente com luz, temperatura, ar, água, manejo, propriedades e características do solo ou substrato, sendo o crescimento, em primeiro lugar, determinado geneticamente (FAGERIA, 2002).

A necessidade de adubação irá decorrer, então, do fato de que nem sempre o solo ou substrato é capaz de fornecer todos os nutrientes que as plantas precisam para um adequado crescimento (GONÇALVES et al., 2000).

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes adubações de cobertura na produção de mudas de

Solanun granulosun-leprosun (capoeira branca) em diferentes recipientes e substratos.

» Baixe o artigo completo para continuar lendo.