Introdução

Pensar uma forma de desenvolvimento econômico e social de uma nação, tendo como princípios básicos a ordem, o crescimento e a sustentabilidade, é refletir sobre uma série de fatores que formam a base do conceito de cidadania. Para o total entendimento deste conceito, é necessário conhecer o que o sustenta. Todos os pilares que embasam este discurso estão previstos em Constituição, e são tidos como ferramenta de controle e progresso da sociedade, como exemplo, posso citar a igualdade e a liberdade, em um olhar mais abrangente, mas se for citar um domínio mais específico, cito a educação, a justiça e a cultura. Através de um recorte na vasta área que envolve o pleno exercício da cidadania, tomo a cultura como palavra chave, mais ainda, a diversidade cultural como um dos principais caminhos para o desenvolvimento da sociedade.
O discurso que estou construindo aqui não pretende apresentar números ou fatos concretos, tampouco apresentar o processo que agrega valores às expressões culturais no campo de identidade e preservação da memória nacional, pretendo apenas fomentar a pertinência da área cultural para toda a sociedade, através dos princípios e valores que regem as relações sociais e que estão presentes nas manifestações artísticas de todas as espécies. Tomo como parâmetro didático somente e unicamente a apresentação de ideias que não defendem a fala relativista, no que diz respeito à cultura, mas também não adotam um caráter absoluto e imutável da cultura. As ideias mesclam-se entre essas posições em uma relação que tenta ser equilibrada, portanto, não chego a fazer nenhuma afirmação, apenas sugerir reflexões baseadas em pensamentos, que se confirmam ou se confrontam com estudos sobre o assunto.
Estou tomando como ponto de partida o fato, ressalte-se fato, de que diversidade cultural é um direito constitucional para o exercício da cidadania, com isso, temos a poesia prescrita e datada, e ainda assim, em todas as partes da hierarquia encontram-se obstáculos que impedem que a cultura seja, finalmente, incluída na lista de prioridades. Alguns desses obstáculos se encontram no entendimento dos termos, que porventura serão utilizados ao longo deste ensaio, portanto, tentarei não definir, mas fazer entender alguns desses conceitos.