REGRAS PARA VIVER BEM!

Professor Me. Ciro José Toaldo

Vivemos em um mundo aonde o adulto parece ser empurrado apenas para a dimensão do trabalho e das incumbências diárias. Entretanto ser adulto não significa perder o prazer de viver. Faz-se necessário ter a missão de compreender que a vida vai muito além das meras tarefas que garantem a sobrevivência.

Assim sendo, a vida adulta requer e tem a necessidade da voltar em ser criança por alguns momentos, isso faz muito bem e contribuiu para o seu equilíbrio. Não se deve esquecer que viemos ao mundo com a grande finalidade de ser feliz e, como as crianças também podemos ser felizes.

Na dimensão de estar neste mundo é preciso lembrar que devemos fazer valer a pena cada segundo da existência; desta maneira não deixaremos espaço para ter solidão, uma vez que essa além de nos corroer, pode levar a profunda depressão.

Outro ponto muito importante diz respeito à questão familiar, ela precisa ser a base de todos os nossos projetos, sejam eles de qualquer espécie e finalidade. Quando compartilhamos com quem amamos os nossos sonhos, eles ganham outra dimensão e as conquistas tornam-se mais saborosas.  

Não podemos esquecer a dimensão espiritual, ou seja, tenha uma religião que venha estimular a sua fé. Quem consegue praticar com profundidade a sua religiosidade passa a ter equilíbrio, pois não é apenas a materialidade que deve fazer parte de nosso viver; alias, não dê tanta importância aos bens materiais. Assim sendo, nesta perspectiva agradeça sempre a Deus por tudo que recebe.

Em relação ao trabalho, não se torne escravo dele; obviamente não se vive sem trabalho, mas, não viva exclusivamente por ele. Ganhar o pão de cada dia com o suor do trabalho nos dignifica, mas também devemos pratica a solidariedade e a caridade, tendo a mente e os olhos abertos para ver o que acontece ao redor, assim haverá felicidade. Com essa atitude estaremos levando o amor ao próximo.

No mundo em que estamos inseridos em muitos momentos somos levados a desistir, principalmente quando algo não dá certo. Não desista, procure entender as razões de suas dificuldades. Não deixe a tristeza ou as lágrimas tomar conta de tudo. Sempre haverá luz no final do túnel.

Há outra questão importante: seja dono de sua boca para não ser escravo de suas palavras. Essa grande verdade ajuda a viver de forma harmônica, quando se ouve mais e se procura falar menos, cuidando com tudo que sairá da boca (palavras), assim, tudo ficará em harmonia!

Não deixe as qualidades se perder entre os defeitos. O ser humano tem muitas qualidades, especialmente quando tem cuidado com seu interior, quando consegue refletir e pensar antes falar. Tenha cuidado para o bem ficar acima do mau, ou seja, não deixe prevalecer seus defeitos, mas, suas qualidades.

Talvez a regra mais difícil na atualidade seja a de valorizar o silêncio. Sim, silenciar, pois vivemos em um barulho infernal e não conseguimos ouvir o nosso interior e nem escutar a voz de nosso coração que está dentro de nós.

Somos criaturas especiais, criadas para uma missão muito especial. Não estamos por acaso neste mundo, a vida não acaba nesta dimensão. Portanto, temos por obrigação seguir estas regras, vivendo bem e buscando deixar nosso legado neste Planeta. Não se trata de santidade e nem de falsa moralidade, mas, quando há o compromisso de viver bem, aproveitando a vida em todos os seus sentidos, sem fazer a maldade para ninguém, a vida ganha outra dimensão e nosso fardo se torna leve. Como seres especiais, precisamos viver de forma especial.

Pense nisso! Até o próximo! Seja Feliz sempre!