A DOENÇA DA ALMA!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

Vivemos em tempos de aflição, angustia e de muito sofrimento interior! Na verdade, bilhões de criaturas acabam necessitando de medicação para conter sua ansiedade interna. Mas, de onde surgem tantos problemas e perturbações que deprimem o ser humano levando-o, em muitos casos ao extremo, como por exemplo, a loucura?

Em minha trajetória e pelos percalços da própria existência, creio estarmos frente a uma epidemia que pode ser chamada: ‘doença da alma’!

Como é possível afirmar que a ‘alma’ pode adoecer? Desde a antiguidade, sobretudo entre os gregos, os primeiros filósofos foram categóricos em dizer: ‘o ser humano é constituído por corpo e alma e, quando estes dois elementos não são harmônicos e equilibrados, a doença vai alastrando-se e o desequilíbrio torna-se algo real’.

O corpo ao adoecer conta com o aparato de uma enorme gama do círculo da medicina. Há médicos para as mais variadas especialidades, indo desde o fio de cabelo até a ponta do pé aonde estudos aplicam-se aos recursos medicinais, tendo uso de elementos de todas as formas para o auxilio para cura das enfermidades corporais.

Contudo, como tratar da doença da alma? Essa moléstia que na maior parte dos casos não apresenta diagnósticos clínicos, provoca tristeza profunda e até mesmo a perda pela vontade do viver.

E, por isso, vemos a proliferação de suicídios, loucura e tantos outros transtornos infindáveis que demonstram a cada dia a intensa gravidade na qual a humanidade se encontra, trata-se de uma epidemia que é velada (escondida).

Quem já vivenciou em sua família casos de profunda depressão ou até mesmo de transtornos mentais, bem sabe que estas são doenças do íntimo humano, na maior parte pouco pode contar com o auxilio dos médicos, justamente por se tratar da doença da alma.

Tenho feito muita reflexão a respeito do papel das ‘igrejas’ frente à disseminação desta doença, pois não conseguem dar auxílio aos seus fiéis nesta dolorosa situação para erradicar essa terrível epidemia. Aliás, desde os tempos passados vemos absurdos sendo feitos para com estas criaturas que são doentes, alguns foram levados para atos de cruéis exorcismos, outros queimados em fogueira em praça pública tendo a alegação de serem possuídos por ‘demônios’.

A doença da alma precisa ser encarrada como algo real, escondê-la ou ignorá-la não será o caminho para o equilíbrio individual ou coletivo. As clínicas psiquiátricas, ruas, praças e inúmeros lares estão repletos de criaturas obsediadas por essa doença silenciosa, sem ferida ou dor física, mas, vai corroendo os indicativos para ter uma vida cometida, onde há alegria, felicidade, prazer, sentimentos com fluídos bons, encanto, otimismo e as boas perspectivas da existência.

Enfim, a doença da alma precisa de atenção! Ter coragem e pré-disposição para enfrentá-la tendo determinação e coragem. Que as famílias, os amigos, as autoridades, enfim, que o senso coletivo mobilize-se, pois, a cada ente querido e amado que se perde para essa enfermidade, fica a angustia, aflição e a indagação de quem será a próxima vítima deste tremendo infortúnio!

Estejamos abertos para os bons fluídos advindos da espiritualidade maior, entretanto, essa tarefa é individual e cada criatura deverá estar sintonizada e desejosa em ser agraciada com essa importante intervenção!

Reflita com carinho a respeito desta doença!

Até o próximo!