GRATIDÃO PELAS FÉRIAS!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

            A vida é cheia de encantos, infelizmente na loucura diária vamos perdendo a doçura das coisas simples que nos fazem ter vontade de enfrentar os percalços do cotidiano!

Demorei a aprender que nosso viver vai muito além do trabalho. Venho de uma família de italianos onde trabalhar é sinônimo de prosperidade e bem estar, descanso é para os fracos. Por muitos anos essa ‘doutrinação familiar’ impregnou minha forma de viver. Como professor e funcionário público, trabalhei por anos consecutivos por três períodos, inclusive pouco acompanhei o crescimento dos próprios filhos.

Todavia, entre os altos e baixos, acertos e erros fui fazendo os consertos necessários para o enfrentamento, especialmente na terceira idade, na qual já me encontro. Neste sentido, ao ler o livro do Eclesiastes, Capítulo 3, onde encontramos muitos ensinamentos, o versículo 1, afirma: “Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu”, assim, percebe-se que devemos saber administrar o nosso tempo, não focar apenas em bens materiais ou no famigerado dinheiro. Aliás, na nova concepção doutrinária religiosa da qual estou estudando e participando, existe uma questão fundamental que se chama: livre arbítrio. Não devemos delegar ou culpar ninguém pelos acontecimentos em nossa existência!

Desse modo, como seres livres e com todo o tempo destinado aos nossos propósitos, faz-se necessário dirimir cada passo, tendo o foco na realização pessoal, mas, sem egoísmo. Por essa razão, escrevo este artigo para expressar minha gratidão pelo privilégio de usufruir o direito de férias! Ela foi maravilhosa, além de permanecer ao lado dos meus queridos, recebendo bons fluídos magnetizadores e energéticos que serão bálsamos para momentos de tribulação.

Voltar à Terra Natal (Capinzal SC), rever os familiares e amigos e, principalmente embriagar-me em meu passado, rememorando os ancestrais, faz rejuvenescer o espírito! Aliás, deixo um recado aos leitores: não renegue sua história de vida! Tenha gratidão pelo que recebeu neste plano terreno, sendo essa uma das passagens de vida, nunca esquecendo: o plantado será colhido! Em vista disso, faça o bem, pratique a caridade, seja dócil e compreensivo com quem está a sua volta. Por favor, não viva de meras aparências!

Estou felicíssimo com este período de descanso. A cada ano é nítida a percepção dos bons fluídos presentes em meu caminho com a energia advinda desta forma de ‘ócio’. Obviamente não devo encontrar somente flores nesta volta ao trabalho, a luta será constante, muitas pedras deverão surgir, ainda assim, com elas poderei fazer ‘taipas’ e afastar os malogros da existência! 

Em relação às férias, volto ao Eclesiastes, capítulo 3,13, há outra verdade: “E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus”. Deste modo, descanso, férias, ou ‘ócio’ faz parte da existência e devemos desfrutar deste mérito de nosso trabalho e ser gratos por esse tempo, uma vez que é um dom de Deus!

 Infelizmente vivemos num sociedade consumista e hipócrita que ‘endeusou’ e ‘maquiou’ de uma forma tal, onde sinônimo de férias ou descanso é luxo, gastos exagerados e ostentação, levando a perca da sua essência: a simplicidade e o usufruir deste tempo com quem amamos!

Pense nisto, até o próximo!