NA CRISE VALORIZE SUA VIDA!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

            Aprendi que a vida ganha sentido quando enfrentada com dificuldades. Não há como negar: vivemos uma crise incomparável na história de nosso país! Com qualquer criatura que se conversa, todos se queixam e, infelizmente, quem está no poder, sobretudo na esfera federal, não consegue fazer uma política diferenciada!

             Nas crises e deslizes da existência fica a certeza: com elas prosperamos. Obviamente que em muitos casos, especialmente os “mais fracos e descriminados”, não r  outra alternativa, ‘penar’, ou seja, cumprir seu papel de mero cidadão honesto e trabalhador. Nesse sentido, como continuar acreditando em justiça, honestidade e trabalho sério, quando vemos ações de políticos cassados que reivindicam aposentadorias vitalícias de mais de oito mil reais/mês? Isso sim deve ser motivo, não só de indignação, mas sobretudo de profunda reflexão.

            Com esses fatos negativos, fica a verdade que a história já comprovou: a crise, quando entendida e refletida, pode conduzir ao crescimento do ser humano. Essa é uma constatação que os orientais são mestres. Quem não tem problemas e dificuldades na vida? Amigo leitor, quando suas dívidas econômicas tornarem-se gigantescas; quando o seu limite bancário não for suficiente para liquidar suas contas; quando não conseguir fazer seus sonhos transformarem-se em  realidade, lembre-se que a prosperidade material não é tudo. Observe em sua volta, veja seus filhos, sua família que estão ao seu redor e desejam sua felicidade, com base nessa constatação dê credibilidade ao seu viver. É como diziam os antigos filósofos: a vida só ganha valor quando se sabe viver com intensidade. Quantos filhos esperam de seus pais, não o dinheiro ou benesses materiais, mas apenas um pouco de carinho e atenção?

            Nos altos e baixo da vida, o que mais pesa não são as crises, dificuldades, sejam internas ou externas, mas o que conta é a valorização e a determinação da essência do viver, contudo, o grande “nó da questão” é ter bem claro qual é essa parte principal da existência. Oxalá ela não se encontre nos bens que passam, como dizia Jesus Cristo, ao contar a parábola da casa que não foi construída sobre na rocha. A existência edificada nos sólidos valores da família unida (pai, mãe e filhos) são os alicerces de uma vida que é valoriza e, desta forma, não haverá crise (tempestade) nesse mundo que nos faça deixar de sentir o sabor da satisfação do viver.

Tenhamos a cabeça erguida, fé em Deus e olhos de águia (sempre querendo enxergar longe), com estes ingredientes teremos uma existência galgada no êxito, na vitória e na prosperidade.