A VOLTA AO TRABALHO!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

            Maravilhoso é ter a oportunidade de descansar e desfrutar dos geniais momentos de lazer e ócio, afinal não se deve imaginar que somos feitos de ferro! Mesmo que neste período os gastos sejam extrapolados, vale a saída da rotina, ver outros lugares, rever outros tantos e ficar na companhia de quem nos quer bem!

            Voltar à normalidade também não pode ser uma mesmice, ou seja, fazer as mesmas coisas, do mesmo modo do ano anterior ou como era feito antes das merecidas férias! Para não entrar no ciclo da repetição, antes de tudo incorpore a gratidão como meta, especialmente em relação ao trabalho, não importa qual seja sua atividade ou ganho financeiro, valorizar as conquistas traz a dimensão da prosperidade e da atração de melhorias para o viver! Estamos frente à onda de descontentamento, reclamação sem fim e de uma amargura que cega o lado bom da existência!

            Quando comecei a árdua carreira do magistério, trinta e cinco anos atrás, tendo uma simples bicicleta, sem casa, com ‘uma mão na frente e outra atrás’, em um lugar onde não conhecia ninguém, as dificuldades foram enormes. O tempo passou, as mudanças aconteceram e a profissão escolhida trouxe estabilidade e prosperidade e, até um carro usado foi possível comprar! Atualmente como professor, posso dizer que desfruto de comodidade, ficando no passado as cansativas e desgastantes greves devido aos atrasos e constantes defasagens salariais! Os anos do exercício nesta carreira demonstram a satisfação em ter feito a escolha certa, portanto, não tenho do que reclamar!

            O trabalho é dignificante e vigora o viver! São vários os testemunhos de familiares e seu envolvimento com sua profissão. Cito o exemplo de meu pai (in memoriam), com energia e entusiasmo, mesmo sendo pesador de porcos foi proativo e líder nato, no entanto, não soube lidar com o maior desejo humano: a sua aposentadoria!

Em vista disso, caro leitor busque com ardor e determinação, viver com equilíbrio e preparar a sua mente para usufruir todas as etapas da existência, inclusive quando se volta ao trabalho, isto também requer preparação! Na verdade, nos tempos da antiguidade, os sábios e filósofos foram unânimes ao afirmar e ensinar que viver bem consiste em se ter o equilíbrio! Essa é a pérola desprezada pelo atual mundo em ‘desiquilíbrio’!

Desse modo, volto ao meu trabalho tendo a mente aberta, sabendo que aproveitei ao máximo o descanso legal, uma vez que foram momentos fantásticos: visitando meus queridos, estando em lugares agradáveis, saboreando bons pratos, encantando-me com a mãe natureza em várias paisagens, conectando-me com a espiritualidade em boas meditações e tendo oportunidade de fazer bons negócios, enfim, revigorado, poderei ter produtividade positiva no transcorrer deste novo ano escolar!

Enfim, gratidão é a palavra na volta à labuta diária! Considero-me vitorioso, pois busco aprender com as próprias falhas e, como imperfeito, conto com ajuda da espiritualidade maior estimuladora para fazer a reforma íntima que proporciona crescimento interior, empolgando a existência na pratica da caridade, na busca de não cometer maldades, não se preocupando com o alheio e estando em conectividade com a energia positiva do universo! Estas tarefas requerem determinação e a condução da mente para trabalhar em favor da própria prosperidade; assim, a energia negativa se dissipa do caminho dos que buscam viver sob a luz e nunca nas trevas!

Fiquem em paz! Muita luz para todos! Até o próximo.