Cor é Importante.

Desde os tempos das cavernas o homem usa pigmentos coloridos como formas de expressão. Hoje encontramos uma série de combinações que trazem ao mercado uma palheta com cores cada vez mais ampliada, motivo até de indecisão para alguns no momento da escolha.
As cores influenciam no nosso dia a dia, dependendo do tom empregado pode nos dar uma sensação de agitação ou de descanso. As duas sugestões são importantes, dependerá apenas da sensação que se intenta destinar ao local.
Quando tratamos desse assunto, logo nos vem à mente as tintas, importantes para colorir nosso dia, elas trazem sensações para nosso lar e para os espaços comerciais.
Mas a questão aqui não é o uso apenas de tintas e sim o uso das cores, pois existem outras possibilidades.
Para você inserir um pouco do colorido em seu quarto, por exemplo, é possível além de pintar as paredes, agregar valor com outros elementos, como cortinas, tapetes, papéis de paredes, aplicação de tecidos, quadros etc. Esses elementos conferem cor, charme e também textura. Neste ambiente fica mais fácil um trabalho personalizado e mais ousado de acordo com o desejo do dono, sem nunca esquecer que quarto é lugar de descanso, portanto deve transmitir sensação de relaxamento. Para isso os tons pastéis são os mais indicados para a situação. Os quartos de bebê não fogem a essa regra. Para não errar com os exageros, prefira reservar as cores fortes para peças móveis e de fácil troca, como as almofadas, lençóis de cama e até objetos de decoração.
Para os banheiros temos os porcelanatos com tons mesclados, as pastilhas de vidro, fosco ou leitoso, que adicionam valor junto com o mármore ou o granito a ser usado.
Na área de lazer e na varanda, além da possibilidade de alguns dos exemplos, ainda podemos dar mais valor com elementos da natureza, para isso as flores conferem um charme especial ao local, pois dependendo da espécie inclui um suave aroma, é o caso da Mandevila.
As cores podem determinar nossa forma de se relacionar com o espaço, pois elas realmente possuem um significado psicológico, fazemos naturalmente uma associação a cada tom visualizado. Cito exemplos simples como: Branco ? Paz, Vermelho ? Perigo. Outras composições também fazem uma mescla de sinestesia.
As cores quentes, derivadas do vermelho, do laranja e do amarelo, nos passam energia, aconchego e calor; enquanto que as cores frias, derivadas do violeta, do azul e do verde, relaxam e acalmam.
É sempre bom no momento de empregar a cor no local desejado, saber as sensações e impressões que elas causam, e se certificar se é o efeito desejado.
Use sua criatividade deixando seu espaço mais colorido, afinal, cor é importante.