violaoNesse artigo, Eu vou te falar o que é preciso para realmente aprender como tocar violão. Eu vou falar não somente dos aspectos motivacionais como também da disciplina e como você deverá prosseguir com o seu aprendizado. Muitas pessoas falam que querem aprender como tocar violão. Entretanto, em minha experiência, muitos deles parecem pensar que há algum tipo de mágica nesse processo no qual não é preciso muito esforço. A verdade é que é preciso muito esforço sim!

Mas não se assuste com isso...

O que eu quero dizer é que você precisa de muito tempo para estudar e praticar e o que faz a diferença é seu gosto pelo instrumento. Se você gostar muito do seu instrumento, isso vai facilitar bastante o seu aprendizado.  Essa atividade será um prazer para você e não um trabalho árduo.

Algumas pessoas querem aprender como ler músicas e outras querem aprender como tocar músicas de ouvido. Eu queria aprender ambas as coisas. Então, eu aprendi a ler músicas de violão investindo um bom tempo de estudo em livros do grande Almir Chediak e praticando várias horas do dia. Aprender a teoria musical vai na verdade ensinar a você a aprender como tocar pelo ouvido te ensinando o que você deve ouvir enquanto está aprendendo sem dispor de uma cifra ou tablatura.

No início, você deve aprender o básico. Como afinar o violão, o posicionamento de suas mãos, especialmente ao tocar acordes, como usar a palheta de modo correto, as notas depois da décima segunda casa de todas as cordas e todos os acordes básicos. Essas coisas podem ser aprendidas por livros, cursos ou vídeos. Somente não tente fazer coisas extravagantes, como tocar com o estilo de Eddie Van Halen, antes de aprender o básico.

Também há músicas para iniciantes que vão te ajudar na fase inicial de aprendizado, uma dessas músicas é a Exagerado, de Cazuza. Confira a vídeo-aula abaixo:

Outra coisa importante é decidir qual será seu estilo. Há dois estilos básicos de tocar: Com os dedos e tocar com a palheta. Se você quer ficar bom em ambos, você tem que começar primeiro focando em um estilo somente, pois as habilidades requeridas para ambos são completamente diferente.