Sabemos o que é importante para o ser humano o consumo de água. Mas tão importante quanto o consumo é qualidade da água a ser consumida.

Aqui neste artigo veremos como funciona o processo de purificação para que água fique nas condições favoráveis de consumo.

Quando podemos considerar uma água como purificada?

Água para ser considerada purificada requer que todas as impurezas encontradas nela sejam reduzidas a não mais do que 10 partes por milhão. Para isso requer a remoção dos produtos químicos, sedimentos e microrganismos nocivos como micróbios, bactérias e vírus.

A água purificada é muitas vezes confundida pelas pessoas com a água filtrada. Isso é um equivoco, pois além da filtração os processos que tratam a água purificada são mais rigorosos.

Para termos uma ideia, por causa das normas de filtragem e purificação rigorosas, a água para purificação pode vir de qualquer fonte incluindo, solo ou água da torneira.

Como é a purificação da água?

A purificação da água ocorre com a remoção de contaminantes e tipos de filtragem a partir de água não tratada para resultar em uma água potável que é suficientemente própria para o consumo humano ou para uso industrial.

Os elementos que são removidos durante o processo incluem os parasitas, bactérias, vírus, fungos, algas, minerais (incluindo metais tóxicos, como chumbo, cobre, entre outros), e os poluentes químicos artificiais.

Um purificador de água para uso doméstico geralmente fornece um processo de tripla filtragem. São eles:

  1. Filtração – é um processo onde purificador elimina pequenas partículas ou quaisquer substâncias suspensas na água. Exemplo; ferrugens dos encanamentos e de tubulações mal conservadas, areia, barro entre outras.
  2. Esterilização – aqui ocorre à eliminação dos micro-organismos como fungos, vírus, micróbios, e bactérias.
  3. Adsorção – este é um processo para eliminação do cloro, outros elementos químicos que reagem com o cloro, e metais nocivos aos seres humanos encontrados na água.

Conclusão

Conhecendo o processo entendemos como é importante o consumo de uma água de qualidade que não traga malefícios para nossa saúde.